Centro Interpretativo da Paisagem da Vinha | SAMI-arquitectos
Situada numa paisagem classificada de Património da Humanidade pela UNESCO, na Ilha do Pico, Açores, a edificação rural solarenga existente, ligada ao cultivo da vinha, remonta ao séc. XVIII.
Na sua adaptação o Centro Interpretativo da Paisagem da Vinha afigurou-se-nos importante manter o ambiente de Casa Solarenga e explorar a alternância entre este e o ambiente dos novos espaços ganhos à estrutura existente que, sem a desvirtuar, pudessem complementá-la.
No piso térreo conseguiu-se ganhar um relevante espaço expositivo revestido pelo exterior com vidro escurecido de modo a evitar o desenho de vãos e a funcionar como prolongamento da imagem maciça do próprio edifício. O seu reforço estrutural foi feito com recurso a argamassas à base de cal, especificamente produzidas para este, e a varões de aço pontualmente aplicados junto aos elementos pré-existentes de madeira.
Enquanto os espaços antigos terão os seus elementos construtivos como pontos fundamentais de identificação, os novos espaços terão um revestimento uniforme nas paredes e tectos, transformando-se em espaços contínuos que tornarão mais clara a leitura do objecto pré-existente sem quebrar a sua lógica definidora essencial.
Projeto
Centro Interpretativo da Paisagem da Vinha
Localização
Ilha do Pico, Açores, Portugal
Cliente
Governo Regional dos Açores
Arquitetura
SAMI-arquitectos
Projeto de Estabilidade
Rui Borges Pereira – Unipessoal Lda
Projeto de água e Saneamento
Rui Borges Pereira – Unipessoal Lda
Projeto Electrotécnico e Segurança
Serafín Graña – Termifrio, Lda
Instalações Mecânicas, Sistemas de Ventilação Natural
Serafín Graña – Termifrio, Lda
Construtora
José Artur Cruz Leal – Unipessoal, Lda
Fotografias
Fernando Guerra | FG+SG
Ano
2009