Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos

Categorias: CulturaMuseus

O Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos [C.I.T.A] irá ocupar o antigo Hospital do Espírito Santo que se localiza na Praça Lima e Brito em Arraiolos, espaço público de excelência, pólo de dinamização social e cultural da vila, congregando o poder local [Câmara Municipal], e diversos estabelecimentos comerciais e de serviços numa “plataforma” pública pedonal que é um “palco social” aberto. Assim, a criação do C.I.T.A. vem contribuir para a afirmação e consolidação da Praça Lima e Brito enquanto espaço público de referência na teia urbana de Arraiolos.

A compreensão formal do edifício existente é difícil e subjectiva dado o historial de transformações que este sofreu, apresentado-se hoje sem uma linguagem formal coerente e una. Não obstante, existem elementos que importa restaurar e re-equacionar a par da nova intervenção, procurando tirar partido do existente para que este seja coerentemente integrado num discurso e formal contemporâneo e numa dinâmica expositiva coerente que contribua para o entendimento da Arte do Tapete de Arraiolos.
A intervenção arquitectónica propõe uma abordagem contemporânea, definindo estratégias selectivas e propondo um edifício restaurado e reorganizado de forma a melhor responder às exigências funcionais do programa e a todas as necessidades e tecnologias inerentes a esse uso, criando em suma, um C.I.T.A de cariz contemporâneo capaz de integrar um “discurso expositivo” coerente e contínuo que torne clara a “mostra” da Arte do Tapete de Arraiolos. Conceptualmente, o programa é organizado a partir de um eixo central de acesso e distribuição que nasce na Recepção, Átrio de Entrada e segue para o Átrio de Distribuição/Expositivo, a partir do qual se cria uma rótula de ligação às três principais áreas do programa público: Área de Exposição Temporária/Auditório no piso 0, Área de Exposição Permanente ocupando todo o piso 1e Área do Serviço Educativo no piso 0. O Átrio de Distribuição/Expositivo é deste modo eleito como sendo o “coração” do Centro Interpretativo, espaço de abobadado de duplo pé-direito que interliga todos os espaços. No piso 0 a proposta procura manter e reabilitar praticamente todos os elementos, revelando os tectos existentes que têm particular interesse arquitectónico. No piso 1 a proposta tem uma acção mais profunda que visa a re-concepção de todas as coberturas, criando novos tectos lumínicos como “funis invertidos de luz difusa”.
Há uma nova luz sobre o antigo Hospital do Espírito Santo, o C.I.T.A. é um novo agente cultural catalisador da evolução e modernidade da vila de Arraiolos.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

CRÉDITOS

 

EQUIPA
CVDB Arquitectos Associados com Tiago Filipe Santos

ARQUITECTURA – AUTORIA E COORDENAÇÃO
Cristina Veríssimo
Diogo Burnay
Tiago Filipe Santos

ARQUITECTURA – COLABRAÇÃO 
Joana Barrelas
Rodolfo Reis
Ariadna Nieto
Ângelo Branquinho
Hugo Nascimento
Inês Carrapiço
José Maria Lavena
Laura Palma
Miguel Travesso

PAISAGISMO
F&C Arquitectura Paisagista

ESPECIALIDADES
AFA Consult

Consultor NA ÁREA DA REABILITAÇÃO
Professor Arq.º José Aguiar

FISCALIZAÇÃO

Regra Vantagem

CONSTRUÇÃO

Veiga Lopes

LOCAL
Arraiolos – Portugal

CLIENTE
Município de Arraiolos

PROCEDIMENTO
Concurso Público Internacional – 1º Prémio

CRONOLOGIA
Concurso  – 2010
Projecto  – 2011
Obra  – 2013

ÁREA DE CONSTRUÇÃO 

1.200,00 m²/sqm

CUSTO TOTAL DE CONSTRUÇÃO
1.000.000,00 Euros

CRÉDITOS FOTOGRÁFICOS 
Fernando Guerra | FG+SG

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE