Casa Chanca

Implantada num vale no cimo de uma rocha, esta casa, anteriormente em ruinas, abre-se completamente para o exterior, estabelecendo uma continuidade espacial entre o campo e a casa.

Conceptualmente, a ruina existente assume-se como uma casca, onde no seu interior nasce um novo volume de Madeira que recebe o programa mais privado.

O grande vão da sala permite ampliar a área para o terraço e trazer luz para dentro de casa e a chaminé existente passa a ser uma entrada de luz para o W.C, fazendo com que todos os espaços internos de uma forma ou de outra tenham uma relação com o exterior.

A opção pelo uso da madeira, desde o teto, às paredes interiores, portas e caixilhos visa contrastar com o frio das paredes existentes em pedra. O piso em betao  e o azulejo manual retratam a identidade tipica e  vernacular da casa pré existente.

O desenho de pequenos detalhes, desde o portão, às entradas de luz na chaminé e ao uso da cor verde, visam ir ao encontro da estética de Sintra que reside no nosso imaginário.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Chanca House

Localização
Chanca, Portugal

Arquitetura
Manuel Tojal Architects

Arquitetos
Manuel Cachão Tojal

Ano do Projeto
2015

Área Construida
120m2

Área do Terreno
650m2

Tipo de Projeto
Residencial

Status
Construído

Materialidade
Pedra, Betão e Madeira

Estrutura
Betão e Pedra

Implantação no terreno
isolado

Fotógrafo
Francisco Nogueira (studio@francisconogueira.com)

 

Informação Complementar

Construção
Betalist- Engenharia e Construção

Engenharia
Betalist- Engenharia e Construção

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE