A clínica é entendida como um local de aprendizagem, de concentração, onde o som e a imagem são elementos obrigatórios.
Captar o ritmo das palavras, a pausa entre elas, ruído e silêncio, cheio e vazio, torna-se a ideia principal do projecto. A partir destas premissas e da análise do espaço desenha-se um tecto paisagem, que vibra como a cadência dos ritmos da natureza. Este mecanismo equilibra-se com a robustez e simplicidade do todo. O filtro deixa passar o ar e define o som, a massa contém ambos. As sensações de profundidade, transparência, opacidade e fluidez são dadas pela organização subtil dos materiais.
A Clínica da Fala, localizada no piso térreo de um bloco habitacional na cidade de Lisboa, tem como base lançar uma nova imagem e conceito de clínica na cidade.
Partindo de um orçamento reduzido, o desafio baseou-se no reformular de um espaço existente, numa clínica de terapia da fala para uma jovem terapeuta.
O programa desenvolve-se num único espaço, onde se articula o espaço de entrada com um gabinete de correcção da fala, onde a presença de um espelho é elemento integrante das secções de terapia. A possível compartimentação destes espaços é feita apenas por um único plano deslizante.
Tendo em conta a polivalência de um espaço único, propôs-se um tecto permeável constituído por lâminas que ocultam e controlam todos elementos técnicos necessários para o funcionamento da clinica: iluminação, climatização, sistema de segurança e som. Este mecanismo para além de controlar estes elementos, tem como principal função criar uma sensação de profundidade e vibração que caracteriza o espaço.
O resultado é entendido como um vazio onde o mobiliário é moldado na mesma matéria, sendo parte integrante de um todo.
Clínica da Fala
Localização
Lisboa, Portugal
Arquitetura
MMVARQUITECTOS
Arquiteto Responsável
Miguel Marques Venâncio
Colaborador
B. Pedrosa (Maquetas, Visualizações)
Direção de Obra
MMVARQUITECTOS
Construtor
A.M.N.C.
Área
60.0 m²
Ano
2012
Fotografias
Fernando Guerra | FG+SG