Clínica Dentária Braga

O conceito…

Surge a oportunidade para concepção de um projeto para Clínica Dentária em Braga, sem a condicionante de estruturas pré-existentes.O discurso programático é equacionado, bem como todas as áreas de tratamento clínico.Uma das principais premissas seria a materialização de uma clínica dentária diferenciadora dentro do seu segmento.

Nesse sentido, ainda em projeto, procuramos um espaço permeável à luz natural. Um volume que se abra para o exterior com a consciência das especificidades de determinado espaço.Para isso, recorremos a pequenos vazios no volume, pátios interiores, configurando momentos em que luz e natureza asseguram a intimidade e envolvência do projeto.

Como resultado, com a abertura dos consultórios e zonas de espera para pátios interiores, surge a necessidade de pensar um elemento de filtragem e modelação da luz. Dessa forma, surgem de forma orientável, pontuais elementos verticais, em madeira, que  regulam os índices de iluminação direta em cada área.

A integração de texturas naturais é sugerida pelos pátios interior. A Arquitetura que surge de fora para dentro e de dentro para fora, em perfeita comunhão. Como pavimentos para a clínica, assumindo uma linguagem arrojada e contemporânea, é preconizado o pavimento vinílico, ritmado, com cromatismos envolventes e dinâmicos.

Enquanto protagonista do espaço, o balcão, assume o momento mais impactante da clínica dentária. É sem dúvida o protagonista do espaço.

Luz, matéria, forma e cor unem-se, recebendo e envolvendo o utente, transformando a sua chegada numa experiência memorável.

A chegada ao momento de consultório clínico é sentida e acompanhada por uma escala de maior envolvência, em que a iluminação se torna mais aconchegante e acolhedora. Paredes texturadas, ripados, ritmos de iluminação, móveis suspensos, mármores e madeiras são algumas das gramáticas preconizadas neste projeto.

Uma Clínica dentária braga. Muito mais que uma clínica…

Não só arquitetura mas também mobiliário foram alvos de projeto.
No que concerne a desenho de mobiliário é intensão do arquiteto o desenho de toda a componente técnica (consultórios) bem como zonas de circulação e espera.
Mesas e cadeiras são escolhidas criteriosamente.

Em conclusão, nada é deixado ao acaso.
Tudo é desenhado ao mais íntimo detalhe para que o utente sinta o conforto e comodidade.

Em cada projeto é considerado o seu devido acompanhamento e licenciamento perante a entidade reguladora da saúde (ERS).

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Clínica Dentária em Braga

Localização
Braga, Portugal

Arquitetura
Ricardo Carvalho Arquitectura

Segmento
Comércio e serviços

Fotografias
rcarquitectura

Data do projecto
2020

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?