Clube de Membros

Um espaço comercial localizado no coração do bairro da Estrela, em Lisboa, dá lugar a um novo Clube de Membros.
O cliente procurou incorporar uma vibe internacional neste projeto para um ginásio privado, lounge, bar, café, spa e zonas de terapia.

A nossa proposta adoptou uma estética global com ambientes quentes e tons terra, onde técnicas locais e materiais porgueses são subtilmente exibidos ao longo do projeto.

Nos diferentes espaços identificamos diferentes usos e atmosferas.
Ao entrar somos transportados para diversos lugares no mundo, perceptíveis através dos diferentes materiais e técnicas utilizadas.

A sua disposição gera uma narrativa consistente e formal.

O estuque areado foi aplicado nas paredes permitindo que todos os detalhes contrastem e sejam celebrados.

A pedra Moleanos, com cortes e formas personalizadas, é um elemento preponderante em diversos pontos dentro do espaço. Introduz cores leves e brandas que contrastam com materiais de origem natural, como a madeira maciça, o vime e terracota.

O vime, uma técnica tradicionalmente portuguesa e é utilizada de uma forma contemporânea, como elementos arquitectónicos tais como tetos falsos e portas.

As diferentes concentrações de tiras de Moleanos no pavimento refletem as mudanças de atmosfera entre os distintos espaços.
Simultaneamente, azulejos de terracota encontram-se ocasionalmente a dialogar com

as tiras de Molenaos, manifestando diferentes padrões no pavimento.

Os sofás no lounge da entrada foram desenhados pelo Studio Gameiro e são compostos por peças de Moleanos que servem de base para almofadas com estofos materializados através de uma parceria.

Enlaces subtis com a tradição de Lisboa e legado arquitectónico manifestam-se em pequenos detalhes como um corrimão de ferro forjado e portas de vime inspiradas no período Pombalino.

As zonas de membros variam entre si com espaços de valências sociais e outros intimistas, assim como a sua capacidade para ser multiusos durante o dia e a noite, para eventos, exposições ou talks.

Os canteiros com plantas criam uma constante mudança de cenários naturais, enfatizando a experiência de diferentes ambientes dentro do mesmo espaço.

As cortinas são utilizadas como partições temporárias que permitem a adaptabilidade dos espaços.

O bar atua como um ponto de encontro para os membros beberem um refresco ao final do dia. No horário de funcionamento do café este espaço serve de suporte nas horas de maior afluência.

Uma área de retalho foi criada para funcionar como um espaço pop up para artistas e artesãos exibirem e venderem os seus produtos.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Clube de Membros ?

Localização
Lisboa, Portugal

Design
Studio Gameiro ?
Joao Gameiro, Catarina Oliveira, Yibin Yang

Colaborações
Galaxi (empreiteiro)
Isabel Botas (vime)
Fatimastones (cantaria)
Artsofa (estofos)
Costa&Zeferino (carpintaria)

Tipologia
Comercial

Intervenção
Interiores

Fotografias
Francisco Nogueira ?

Ano
2020

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE