Assinado pelo Architects Office, o CoHaut 002 é o enlace entre arquitetura, urbanismo e design ao protagonizar uma proposta contemporânea de residencial de uso misto, na cidade de Recife.
O projeto para a HAUT Incorporadora foi desenvolvido a partir das especificidades de sua privilegiada localidade, entre o Parque dos Manguezais e a praia de Boa Viagem, e os anseios globais para o habitar no urbano. Nesse contexto, o conceito apresenta uma porosidade intencional com o entorno litorâneo e dinâmico ao incorporar seus signos e elementos. Eleva-se então a edificação escalonada como uma rocha irregular permeada pela vegetação, iluminação, ventilação, e movimento da região.
Com um programa inicial de residências, serviços, áreas compartilhadas e estacionamento, o empreendimento traz a hipermixidade de usos com serviços como spa, barbearia, esmalteria e áreas comuns distribuídas nos pavimentos para estimular a convivência e interação.
O desenho escalonado promove reentrâncias na face frontal e lateral do edifício, possibilitando micro climas amenos nas unidades habitacionais, aumentando umidade do ar, a ventilação e a iluminação natural. E envoltos por espécies nativas, os terraços preservam as vistas do Parque dos Manguezais e do mar, e celebram a abundância intrínseca à biodiversidade de Recife. A mesma vegetação se estabelece como base do edifício, mostrando uma implantação que dilui fronteiras com a cidade, o mangue e mar, em um térreo fluido, arborizado, e acessível para os atores urbanos, moradores, e usuários do edifício.
Adentrando nas unidades habitacionais, a diversidade de opções de plantas concebe os vários modos de morar sob uma mesma estrutura, evidenciando o caráter flexível e plural da criação. Assim, o projeto materializa os diálogos essenciais entre global e local, público e privado, construído e natural em todas as escalas do desenho. E expande seu impacto positivo para o entorno imediato, para a cidade e as pessoas que nela vivem, o COHAUT 002 evoca a gentileza urbana e a sustentabilidade em um projeto singular.
EFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE
A partir de uma decisão projetual de escalonar a fachada e recuar as unidades habitacionais, a intensa entrada de iluminação natural, típica da região, é amenizada. E junto a brises retráteis que vedam o edifício, fragmenta-se a entrada de luz, possibilitando um conforto visual e otimização de energia.
O conforto acústico foi proporcionado com a aplicação de painéis pré-fabricados lightwall.
As varandas escalonadas e vegetalizadas viabilizam uma maior ventilação e aeração em todos os apartamentos.
A vegetação se estabelece como base do edifício e o abraça até seu topo, cobrindo os terraços e proporcionando um microclima ameno, com aumento da umidade do ar e o conforto térmico das unidades. No meio do edifício, passagens verticais de ar também aumentam a incidência de circulação de ar, proporcionando uma ventilação cruzada em todo o edifício.
O edifício traz a racionalidade construtiva com o uso da estrutura metálica e modular, que acompanha o layout, também modular. Uma diretriz projetual para maior flexibilidade do morar, com apartamentos modulares, de metragens diversas em conexão com serviços e comércios internos.
A malha da cidade ganha uma rica vegetação, serviços, comércios e áreas comuns acessíveis a vários usos, estimulando a convivência e interação.
O projeto se iniciou com o entendimento do terreno e suas virtudes, para desenvolver, junto ao conceito da HAUT, um edifício que impacta e transforma a vida local.
Sua relevância social e urbanística se dá com a implantação aberta à cidade. O térreo aberto, possibilita a fluidez do movimento entre atores urbanos, moradores e usuários do edifício, integrando a cidade.
Projeto
COHAUT 002 ?
Localização
Recife / PE / Brasil
Arquitetura
Architects Office ?
General Director
João Vieira
Creative Director
João Vieira
Technical Director
Renata Cupini
Creative Project leader
Natallia Rodrigues
Technical Project leader
Juliana Bandeira
Director of photography
Thiago Buccieri
Obra
HAUT
Imagens 3D
HAUT
Topografia
Paulo Afonso
Sondagem
Ensolo Engenharia e Consultoria de Solos e Fundações
Contenção
Gusmão Engenheiros Associados
Fundações
Gusmão Engenheiros Associados
Estrutural
SP Project
Paisagismo
Daniel Nunes Paisagismo
Tipologias
29 a 108 m²
Área construída
6733,00
Área terreno
1440,00
Ano de início do projeto
2019
Ano da conclusão da obra
2023