Complexo Escolar do Furadouro

Categorias: Escolas

Possui uma área coberta de 6512 m2 e ocupa um terreno com uma suave pendente na direcção Sul, com uma óptima exposição solar.

Evidencia o agrupamento de três blocos: o pedagógico, formado pela administração, salas de aulas e salas especiais a Oeste; o desportivo, que soma os balneários/vestiários, o pavilhão e o campo de jogos descoberto a Este; e, por fim, o social, numa posição central, conformado pela sala do dentista, pela sala polivalente e de música, pelo refeitório e pelo buffet. O conjunto geral encontra-se articulado pelo átrio principal, localizado no eixo da fachada Norte.
Tal como no Complexo do Alvito o refeitório e o buffet podem prolongar-se como esplanada para o pátio central e os utentes usufruir dos espectáculos que possam ter lugar no palco exterior da sala polivalente, esta caracterizada por uma grande abertura a Sul que relaciona o espaço interior com as melhores vistas da paisagem circundante.
O sistema desportivo define o limite Nascente do complexo e tem no pavilhão o subsistema principal, completado pelo campo de jogos.
Entre os espaços exteriores identificam-se os recreios, o largo de acesso que antecede o átrio principal, prolongando-se até ao átrio do pavilhão, o pátio central, limitado a Este pelo bloco social, a Oeste pelo pedagógico e aberto ao Sul, com uma rampa que o relaciona com o recreio do nível 1.
A zona envolvente é um conjunto de áreas de recreio e passeios informais que integra caminhos pedonais com pavimentos inertes compactados.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Designação do projeto
Complexo do Furadouro

 

Localização
Amoreira, Óbidos

 

Data de projeto
2008-2010

 

Cliente

Câmara Municipal de Óbidos

 

Arquitetura

Claudio Sat, Unipessoal, lda

 

Colaboradores

Pedro Cancela, Gisela Ferreira, Ricardo Porfírio

 

Projeto de Execução

Ana Duarte Pinto – João Manuel Alves, arquitetos lda

 

Colaboradores

Diana Parracho, Mariana Pimentel, Nuno Amaro, Manuel Vacas

 

Especialidades

Estabilidade, betão Armado e contenção periférica; rede de distribuição de águas prediais; rede de drenagem de águas residuais domésticas; rede de drenagem de águas pluviais; rede de distribuição de gás

GPessa, Projetos de Engenharia

 

Comportamento Acústico

Ábaco, projetos

 

Instalações eléctricas, de segurança, de telecomunicações e intrusão

Prodinâmica, lda

 

AVAC

I2DP, Ideias, Inovação e Desenvolvimento de Projetos de Engenharia, lda

 

Arranjos Exteriores

Carla Silva, Arquitetura paisagista, lda

 

Empresa Construtora

José Coutinho S.A.

 

Ano

2008-2010

Autoria de Fotografias

FG+SG Fotografia de arquitetura

FOTOGRAFADO POR
PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»