Assentado em um lote suburbano de Gallarate, na região italiana da Lombardia, ergue-se, em dois blocos de mármore travertino, o mais recente projeto de Álvaro Siza: um condomínio residencial de 20 unidades desenvolvido em parceria com o escritório português COR Arquitectos. Fazendo frente para a movimentada Via Roma e a pacata Via Postporta, o conjunto reinterpreta duas tipologias locais – o pátio lombardo e a vila isolada – em um jogo de volumes que faz lembrar as geometrias de outra obra-prima de Siza, a Faculdade de Arquitetura do Porto.
Os dois volumes que compõem o projeto elevam-se quatro pavimentos acima do solo e contam, ainda, com dois subsolos dedicados à garagem. Entre as edificações, um passeio aberto ao público articula os blocos e dá acesso a um casario histórico incorporado ao conjunto.
O projeto parece trazer à tona a faceta de Siza preocupado em resolver questões de habitação – um programa anteriormente explorado nos projetos para o Bairro da Bouça, no Porto, Schilderswijk, em Haia, Schlesisches Tor, em Berlim, e Campo di Marte, em Veneza. Desta vez, no entanto, não se trata de habitação social, mas de alto padrão – aspecto evidenciado pelas amplas aberturas envidraçadas e revestimento em mármore nas fachadas.
“Os clientes eram os proprietários e também os construtores. Quando a relação com o cliente vai bem, o trabalho também vai bem”, comenta Roberto Cremascoli, do COR Arquitectos, em entrevista à jornalista Giulia Ricci, da DOMUS. Após uma série de projetos recentes de maior escala, construídos, em sua maioria, na Ásia, parece que o trabalho na Itália correu, de facto, bem e que Siza não perdeu a mão para projetos de habitação.
http://www.corarquitectos.com
http://www.francescaiovene.com
Projeto
Complexo Residencial em Gallarate
Localização
Gallarate, Itália
Arquitetura
Álvaro Siza + COR Arquitectos
Equipa de Projeto
Álvaro Siza & COR arquitectos (Roberto Cremascoli, Edison Okumura, Marta Rodrigues)
Colaboradores
Andrea Alberio, Massimo Bassani, Francesco Beia, Alessandro Fontana
Supervisão de Construção
Luca Morganti, Alessandro Bonicalzi
Engenheiro Estrutural
Alberto Battioni
Cálculo de Placas Pós Tensionadas
Piero Perucchini
Testador Estático
Pietro Boerio
Termotécnica, Engenharia Elétrica e Acústica
Gamma Progetti
Coordenador de Segurança
Claudio Grimoldi
Construtotor
Bonicalzi Costruzioni
Cronologia
2012-2020
Número de Apartamentos
20
Fotografias
Francesca Ióvene – fondaco studio
Área
3266 m²
Ano
2020