Complexo Residencial em Gallarate

Assentado em um lote suburbano de Gallarate, na região italiana da Lombardia, ergue-se, em dois blocos de mármore travertino, o mais recente projeto de Álvaro Siza: um condomínio residencial de 20 unidades desenvolvido em parceria com o escritório português COR Arquitectos. Fazendo frente para a movimentada Via Roma e a pacata Via Postporta, o conjunto reinterpreta duas tipologias locais – o pátio lombardo e a vila isolada – em um jogo de volumes que faz lembrar as geometrias de outra obra-prima de Siza, a Faculdade de Arquitetura do Porto.

Os dois volumes que compõem o projeto elevam-se quatro pavimentos acima do solo e contam, ainda, com dois subsolos dedicados à garagem. Entre as edificações, um passeio aberto ao público articula os blocos e dá acesso a um casario histórico incorporado ao conjunto.

O projeto parece trazer à tona a faceta de Siza preocupado em resolver questões de habitação – um programa anteriormente explorado nos projetos para o Bairro da Bouça, no Porto, Schilderswijk, em Haia, Schlesisches Tor, em Berlim, e Campo di Marte, em Veneza. Desta vez, no entanto, não se trata de habitação social, mas de alto padrão – aspecto evidenciado pelas amplas aberturas envidraçadas e revestimento em mármore nas fachadas.

“Os clientes eram os proprietários e também os construtores. Quando a relação com o cliente vai bem, o trabalho também vai bem”, comenta Roberto Cremascoli, do COR Arquitectos, em entrevista à jornalista Giulia Ricci, da DOMUS. Após uma série de projetos recentes de maior escala, construídos, em sua maioria, na Ásia, parece que o trabalho na Itália correu, de facto, bem e que Siza não perdeu a mão para projetos de habitação.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Complexo Residencial em Gallarate

Localização
Gallarate, Itália

Arquitetura
Álvaro Siza + COR Arquitectos

Equipa de Projeto
Álvaro Siza & COR arquitectos (Roberto Cremascoli, Edison Okumura, Marta Rodrigues)

Colaboradores
Andrea Alberio, Massimo Bassani, Francesco Beia, Alessandro Fontana

Supervisão de Construção
Luca Morganti, Alessandro Bonicalzi

Engenheiro Estrutural
Alberto Battioni

Cálculo de Placas Pós Tensionadas
Piero Perucchini

Testador Estático
Pietro Boerio

Termotécnica, Engenharia Elétrica e Acústica
Gamma Progetti

Coordenador de Segurança
Claudio Grimoldi

Construtotor
Bonicalzi Costruzioni

Cronologia
2012-2020

Número de Apartamentos
20

Fotografias
Francesca Ióvene – fondaco studio

Área
3266 m²

Ano 
2020

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

3DHR Multimédia

Desenvolvemos projetos em 3D para arquitetura e design interiores

Archicad 24

Clique aqui para saber mais.