Complexo Social de Alcabideche | Guedes Cruz Arquitectos
Portugal não é um pais do mediterraneo, mas o seu domínio pelos povos do sul, romanos e árabes, deixou-nos uma cultura e um estilo de vida meridional, onde existe equilíbrio entre a privacidade e a vida em sociedade.
O Complexo Social de Alcabideche é um equipamento promovido pela Fundação Social do Quadro Bancário de elevada qualidade urbana e paisagística que pretende ajudar a preencher uma lacuna no sistema de apoio à terceira idade.
Localizado na área metropolitana de Lisboa, vizinho de uma area urbana de génese illegal e de campos rurais, o complexo social de Alcabideche com um total aproximado de 10.000 m2 de área de construção pretende reconstituir um estilo de vida mediterrânico em que os espaços exteriores de ruas praças e jardins se constituem como o prolongamento da própria casa.
Neste projecto concluído em 2012, uma malha regular com modulação de 7,5m suporta uma estrutura construída de 52 casas e um edifício de apoio.
Como numa Medina as ruas de diferentes larguras são reservadas aos peões que se deslocam de dia na protecção das sombras dos volumes das casas e de noite orientadas pela luz que delas emana.
As coberturas translúcidas acendem ao fim do dia em grupos de 10, alternadamente, distribuídas pela área do complexo iluminando de forma subtil e regular, ruas praças e jardins.
Cria-se um ambiente calmo mas alegre que permite aos utentes circularem à noite sem preocupações nem constrangimentos entre as diferentes níveis e espaços do complexo.
As coberturas das unidades de alojamento tem outras funções. Em caso de urgência os utentes podem activar um dispositivo de alarme que alerta a central de segurança localizada no edifício central e a luz da cobertura altera-se, a grande caixa branca passa a encarnada.
Finalmente o equilibrio ambiental no interior das unidades de alojamento deve-se às capacidades de reflexão da caixa branca da cobertura e à eficiência térmica da almofada de ar, criada entre esta e a área habitável contida na base de betão aparente.
O edifício central, dentro da mesma modelação e princípios, contem todos os serviços comuns necessários para manter um bom funcionamento e qualidade de vida.
A preocupação relativamente ao reaproveitamento de recursos naturais reflectiu-se também na utilização da água de um nível freático subterrâneo, que surgiu quando da execução das fundações para rega das áreas ajardinadas e lavagem de ruas e caminhos de peões, contribuindo também para a redução dos custos de exploração do equipamento.
Projeto
Complexo Social em Alcabideche
Localização
Alcabideche, Cascais, Portugal
Promotor
Fundação Social do Quadro Bancário
Arquitetura
Guedes Cruz Arquitectos
Arquitetos
José Guedes Cruz, César Marques, Marco Martinez Marinho
Colaboradores
Patrícia Maria Matos, Nelson Aranha, João Simões, Isabel Granes
Estruturas
PPE
Instalações Especiais
Espaço Energia
Arquitetura Paisagista
Paula Botas
Consórcio Construção
FDO + JOFEBAR
Fiscalização
Mace
Área do Lote
12876m2
Área Total de Construção
9956m2
Área Unidade de Alojamento
53m2
Área Total Unidades de Alojamento
2.756m2
Área Edifício Principal
Acima do Solo – 2700m2
Abaixo do Solo – 4500m2
Total – 7200m2
Fotografias e Vídeo
Ricardo Oliveira Alves
Data
2013