Intervenção geral de recuperação e reabilitação parcial, imposta na sequência de incêndio. Procedeu-se à requalificação geral dos espaços, com predominância nas áreas mais severamente afectadas pelo sinistro, nomeadamente a ala frontal ao pátio, antiga hospedaria.
O conjunto edificado é essencialmente caracterizado pelas construções dos séculos XVI, XVII e XVII, tendo a ocupação privada/uso industrial (posterior a 1834) marcado de forma irremediável a autenticidade e integridade patrimonial arquitectónico de origem conventual. A utilização como sala de eventos, actos públicos e exposições permite uma utilização mais “suave” dos espaços, assegurando condições de sustentabilidade, preservação e valorização patrimonial.
A intervenção de carácter multidisciplinar, encontrou a oportunidade para a condução de sondagens e para a descoberta de mais e diversos elementos arquitectónicos relevantes para a história e compreensão do conjunto edificado, sendo a coordenação e projecto de arquitectura, o lugar onde, com grande sobriedade e discrição, se integraram os contributos dos diversos especialistas envolvidos.
Projeto
Convento do Beato
Localização
Lisboa
Arquitetura
ad quadratum arquitectos
Ano
2004