Envolvido na dinâmica de revitalização que tem atravessado a baixa da cidade do Porto, o projeto de D. João IV visou a reabilitação de uma casa burguesa do séc. XIX em ruínas e a sua reconversão num conjunto de habitação multifamiliar, de quatro apartamentos de tipologias T1 e T2.
A proposta assume-se como uma reposta pragmática às exigências do programa, onde a preexistência serviu de guia a um diálogo entre os distintos espaços temporais: passado e presente. Assente no princípio simples, re-habitar respeitando o caráter e conceito do edifício.
O projeto preserva os elementos característicos da preexistência, sistema estrutural e construtivo, assim como a organização espacial, limitando-se a introduzir as infraestruturas necessárias à nova vivência, como cozinhas e casas de banho.
Pretendeu-se que a nossa passagem pelo edifício se diluísse entre todas as intervenções das quais já foi alvo, abandonando assumidamente a pretensão de afirmação autoral pelo desenho.
A Casa de D. João IV nasceu há 120 anos e esperamos que seja vivida por mais 120.
https://www.linkedin.com/company/pedro-ferreira-architecture-studio
https://www.facebook.com/PFarchitecturestudio?ref=hl
https://www.instagram.com/pfarchitecturestudio
https://twitter.com/pfarchstudio
https://www.joaomorgado.com
Projeto
D. João IV ?
Localização
Porto, Portugal
Cliente
MABADA Invest.
Arquitetura
Pedro Ferreira Architecture Studio ?
Arquiteto responsável
Pedro Ferreira
Engenharia
ASL&Associados, Lda
Construção
HomeReab, Lda
Interiores
Rute Moreda
Fotografias
João Morgado ?
Área
460 m²
Ano
2016