Delgada 1

Categorias: Unifamiliar

Os nossos clientes adquiriram uma casa com jardim na Delgada, uma aldeia 75 km a Norte de Lisboa, e pediram-nos para renovar a casa e acrescentar uma pérgula com piscina ao jardim. Sendo uma encomenda de uma renovação interior e de uma obra nova, resolvemos considerá-las como 2 projectos distintos: este projecto diz respeito à obra nova.

A casa, circundada por um grande relvado, conjuga materiais e elementos decorativos de proveniências variadas na busca de uma certa dignidade e solidez. Rejeitamos intuitivamente qualquer ideia de diálogo com esta casa, mas tão-pouco seria conveniente a pérgula ficar muito longe dela. Havia, perto da porta da cozinha, 2 árvores sobre o relvado. Colocamos a pérgula entre as árvores, paralela à casa, alinhada com o alpendre frontal. A piscina, no seguimento da pérgula, precipita-se sobre colinas cultivadas com vinhas, macieiras e pinheiros a Sul, deixando o mundo neo-rústico para trás.

A consideração cuidadosa da geografia, jardim e casa não nos conduziu a um processo de osmose, pelo contrário: pérgula e piscina formam um conjunto maciço, simétrico e repetitivo que poderia ser mais antigo que tudo o resto. A pérgula constrói uma atmosfera particular, simultaneamente doméstica e permeável, robusta e sensível. A piscina, revestida a mármore rosa, recorta inesperadamente o betão e imprime na água um tom turquesa eléctrico.

Procuramos trabalhar apenas com elementos arquitetónicos fundamentais, conjugando-os de um modo que não é clássico ou barroco, antigo ou moderno, mas tudo isso em uníssono. Procuramos que luz, sombras, contexto chegado e afastado, participem, tanto quanto betão e pedra, na construção desta atmosfera. Interessa-nos a capacidade de a arquitetura proporcionar uma percepção viva de cada instante e, simultaneamente, a consciência de uma escala temporal que nos transcende.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Delgada 1

Localização
Delgada, Lisboa, Portugal 

Arquitetos

Camarim Arquitectos 

Autores
Vasco Correia, Patrícia Sousa 

Equipe
Sebastien Alfaiate, Joana Ramos 

Área
136.0 m2 

Ano do projeto 
2016 
Fabricantes
CLIMAR, Estremoz

Fotografias
Nelson Garrido 
FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE