Patio Houses

Descreve-se o projecto de edificação de duas moradias de habitação unifamiliar implantadas num terreno com 2480 m² e com duas frentes de rua.

Sendo o terreno desenvolvido longitudinalmente e com uma largura bastante reduzida, as construções tiveram naturalmente de se adaptar a esta configuração, evoluindo também elas de forma longitudinal, em respeito pelos afastamento laterais mínimos e promovendo a iluminação e os acessos aos espaços interiores das construções num desenvolvimento frontal/tardoz, alcançado através da introdução de um pátio central.

Este espaço central exterior, foi preponderante para a concretização do programa pretendido sem comprometer a configuração existente e os parâmetros exigidos.  Assim, o pátio amplia a casa e introduz o contacto permanente entre o logradouro e a construção, permitindo que todos as divisões interiores sejam devidamente iluminadas e arejadas e ainda dividindo os espaços em zona social virada para o logradouro frontal e zona mais privada virada para o logradouro tardoz.

Ambas as moradias têm uma linguagem idêntica, sendo que apenas se diferenciam as suas tipologias (t3 e t4) e alguns apontamentos na configuração interior dos espaços. Ambas apresentam dois pisos de habitação e um piso abaixo da cota de soleira para estacionamento e arrumos/áreas técnicas. A linguagem despojada utilizada nas fachadas do edifício, na cobertura plana e nos materiais utilizados, pretende tirar partido da configuração exterior envolvente, sendo que as fachadas viradas a poente, e para o caminho interior de acesso viário no interior do lote, são mais fechadas e marcadas por uma parede estrutural desenvolvida longitudinalmente ao longo de toda a extensão da casa, onde interiormente se desenvolvem todos os acessos distributivos da casa, e as fachadas viradas a nascente usufruem do pátio central e de uma zona ajardinada que marca a zona de lazer exterior. Os vãos dos espaços habitáveis no piso térreo estão todos virados a Norte/Sul, sendo que no piso 1 aproveitam o recuo do piso e os espaços de varanda/terraço  criados, para se abrirem também para Nascente.

Quanto aos revestimentos exteriores procurou-se tons neutros que combinassem com a configuração minimal dos edifícios.  Destaca-se o reboco pintado na cor branca em praticamente todos os volumes, à excepção do embasamento do piso da cave, que se dissimula com a cor cinza e, na fachada Poente, a parede estruturante da casa, em betão descofrado. Para dinamizar as fachadas, criou-se um jogo de vãos amplos desencontrados e rematados com planos de réguas em pvc com acabamento tipo madeira de carvalho, quase como numa extensão dos seus resguardos em estore.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Duas Moradias Unifamiliares

Localização
Bicesse, Cascais

Cliente
Privado

Fase
Construção

Imagens
Darq

Ano
2019

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE