Duplex Lapa DP

Transformação de um apartamento Duplex Lapa DP, localizado no último piso de um edifício dos Anos 20 do século passado, num duplex tirando partido da vista sobranceira ao rio Tejo e com vista para um dos cartões-postais mais emblemáticos da cidade de Lisboa: a Ponte 25 de Abril.

A grande mudança neste projeto, é o aproveitamento do sótão e a consequente criação de duas amplas mansardas e respectivos terraços (virados a nascente e poente), mudanças que trouxeram alterações profundas na organização do espaço, agora mais racional e pragmático. Este lado utilitário é a essência do projecto que não descura a dimensão estética mais despojada e minimalista.

Esta ampliação permitiu criar um duplex em que se optou por soluções flexíveis e adequadas a estilos de vida urbanos, enquanto a privacidade é preservada. As zonas social e privada, separadas em dois pisos, permite ajustar a casa às necessidades do quotidiano, estabelecendo uma conexão entre a habitação e os habitantes.

No piso superior, toda a zona social, com a cozinha aberta para sala de estar, a sala de jantar contígua e terraços à frente e a tardoz procuram responder à demanda de socialização mais estreita e contínua. O desenho de duas novas trapeiras, beneficiou o espaço, agora mais amplo e desafogado como requeria a chegada de um novo membro à família.

Já no piso inferior, o de entrada, localiza-se toda a zona privada, ocupada por quatro quartos, sendo um deles uma suíte, enquanto os outros três partilham a mesma instalação sanitária. Existem ainda uns arrumos no aproveitamento do desvão da escada e uma instalação sanitária social.

Destaque para a nobreza e simplicidade dos materiais utilizados, nomeadamente o soalho em madeira de carvalho, o vidro e a pedra mármore branco Estremoz.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto
Localização
Lisboa, Portugal
Cliente
Privado
Arquitetura
Arquitecto responsável
João Tiago Aguiar

Equipa
Rúben Mateus, Maria Sousa Otto, Susana Luís, Samanta Cardoso de Menezes, Diogo Romão, João Nery Morais, Arianna Camozzi, André Silva, Rita Cardoso Lemos, Esteban Carbajo, Renata Vieira.

Construtor
DEROP CONSTRÓI Unip, Lda.

Engenharia
Engenharia 3.4

Marcas / Produtos
CIN – Tintas
PADIMAT – Sanitários, torneiras e acessórios
U-DECK – Pavimento madeira de carvalho
LEANDROS – Carpintarias
SERRALHARIA MOUTINHO – Caixilharias
Software
Autodesk – Autocad
Microsoft – Excel
Microsoft – Word
Fotografia

Área de intervenção
180m2

 

Área de construção
150m2

Ano de conclusão
2020
FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.