“Ameal 1040” é um edifício dos anos 50 que foi alvo de uma intervenção de reabilitação que transformou um edifício de habitação unifamiliar com quatro pavimentos num edifício de habitação coletiva com duas frações habitacionais de tipologia T0 e T4 e duas frações comerciais.
O edifício encontrava-se devoluto, apresentando patologias derivadas à infiltração de água pela cobertura, rebocos degradados das paredes exteriores e interiores e caixilharias em madeira deterioradas, não tendo condições de habitabilidade. Porém, apresentava ainda alguns elementos de grande valor arquitetónico e singularidade que interessava preservar.
O cariz da intervenção foi adaptar o edifício de modo a incluir duas frações independentes oferecendo condições para a fixação de jovens estudantes e/ou professores próximo do Pólo Universitário, assim como transformar os espaços à face da rua em duas frações com uso comercial/serviço.
De uma forma geral, procurou-se sempre que possível, recuperar/respeitar/conservar a traça original do edifício, onde a intervenção nova fosse aplicada soluções com materiais ecológicos que se adaptassem à estrutura do edifício e contribuíssem para o conforto dos seus futuros hóspedes.
Projeto
Edificio Ameal
Localização
Rua do Amial 1040 – Porto – Portugal
Arquitetura
ADAPTEYE
Arquiteto Coordenador
Rui Filipe Veloso
Equipa
João Pedro Ferreira
Engenharia
Kinetika Engenharia
Área de Construção
341,97m2
Ano do Projeto
2016
Ano de Construção
2017-2018
Fotografia
José Campos