Edificio Ameal

Categorias: Multifamiliar

“Ameal 1040” é um edifício dos anos 50 que foi alvo de uma intervenção de reabilitação que transformou um edifício de habitação unifamiliar com quatro pavimentos num edifício de habitação coletiva com duas frações habitacionais de tipologia T0 e T4 e duas frações comerciais.

O edifício encontrava-se devoluto, apresentando patologias derivadas à infiltração de água pela cobertura, rebocos degradados das paredes exteriores e interiores e caixilharias em madeira deterioradas, não tendo condições de habitabilidade. Porém, apresentava ainda alguns elementos de grande valor arquitetónico e singularidade que interessava preservar.

O cariz da intervenção foi adaptar o edifício de modo a incluir duas frações independentes oferecendo condições para a fixação de jovens estudantes e/ou professores próximo do Pólo Universitário, assim como transformar os espaços à face da rua em duas frações com uso comercial/serviço.

De uma forma geral, procurou-se sempre que possível, recuperar/respeitar/conservar a traça original do edifício, onde a intervenção nova fosse aplicada soluções com materiais ecológicos que se adaptassem à estrutura do edifício e contribuíssem para o conforto dos seus futuros hóspedes.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Edificio Ameal

 

Localização

Rua do Amial 1040 – Porto – Portugal

 

Arquitetura

ADAPTEYE

 

Arquiteto Coordenador

Rui Filipe Veloso

 

Equipa

João Pedro Ferreira

 

Engenharia

Kinetika Engenharia

 

 

Área de Construção

341,97m2

 

Ano do Projeto

2016

 

Ano de Construção

2017-2018

 

Fotografia

José Campos

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE