WSJ 187 é um laboratório e edifício de escritórios, situado no extremo oriental das novas instalações do Campus Novartis, face ao rio Reno.
A sua implantação é intersetada por uma linha de caminho de ferro existente. Como esta linha se mantém depois da conclusão do edifício, existirá um vazio no canto oriental, com uma altura de 5 metros, onde ficará o edifício por cima, suspenso em consola. Estes 5 metros determinam a altura do piso térreo. Este vazio de cerca de 73 m2 será uma marca permanente das contingências que rodeiam a criação e o projeto do WSJ 187.
As palavras-chave que definem o espírito do edifício são: transparência, comunicação e flexibilidade. No entanto, elas devem ser alcançadas num contexto de alta tecnologia, segurança e produtividade. A ambição deste projeto é satisfazer essas premissas aparentemente opostas.
Transparência
A maioria das paredes, tanto interiores como exteriores, são feitas de vidro, permitindo usar a luz natural e dar uma sensação de continuidade no espaço.
Comunicação
Num ambiente onde o trabalho em equipa é desejável, propicia-se a interação das pessoas, em estreita proximidade física, tanto em ambientes de escritório como de laboratório.
Flexibilidade
A contínua necessidade de fazer ajustes e mudanças é facilitada pela colocação de infraestruturas técnicas por baixo do teto, onde podem ser facilmente acessíveis e alteradas. A um outro nível, se houver uma remodelação do edifício, oferece-se uma estrutura muito simples e maleável, adaptável a um futuro imprevisível.
Projeto
Edifício de Escritórios – Campus Novartis
Dono da Obra
Novartis Pharma AG
Arquitetura
Álvaro Siza
Colaboração
Clemente Menéres Semide
Arquiteto local
Nissen Wentzlaff Architecten BSA SIA AG, Basel – Daniel Wentzlaff, Michael Mullen, Johannes Brenner, Stefan Schöch, Thomas Ligibel, Sibylle Bosshard
Gestor do Projeto
Beat Brunold
Planeamento Geral
Caretta Weidmann Baumanagement AG, Basileia
Engenharia
Lüem AG Ingenieurbüro, Basileia; GOP, Porto
AVAC
Aicher, de Martin, Zweng AG, Lucerne
Projeto ICA
Aicher, de Martin, Zweng AG, Lucerne
Eletricidade
Sytek AG, Basileia; GPIC, Porto
Projeto Sanitário
der ingeniör AG, Berna; GOP, Porto
Laboratórios
Dr Heinekamp GmbH, Basileia
Iluminação
hu- bschergestaltet, Basileia
Acústica
Zehnder &Kälin AG, Winterthur
Sinalética
Mifflin-Schmid Design GmbH, Zurique
Empreiteiro
Metalbau Heinrich Würfel
Datas
2008-2010 (construção);
2005-2011 (projeto)
Fotografia
FG+SG