A construção está implantada num terreno de nível, a uma cota sensivelmente 1,00m acima do arruamento, e localiza-se numa envolvente de construções dispersas, com uma forte presença da actividade agrícola.
Apesar do programa ser de vertente comercial, a necessidade de despoluição, de regresso à essência, a uma espécie de pureza que permite, sem afectações iniciais, pensar, conceber e produzir novos espaços, condicionou esta escolha que, contrariamente à maioria dos espaços de serviços, não se localiza num centro mais urbanizado.
O edifício é o resultado da justaposição de uma série de volumes puros, pouco domesticados, ligados pela necessidade, mas assumindo a sua própria identidade.
A aparente ligeireza do gesto é contrária à resistência da obra no tempo, o que por si só também revela uma certa tensão – a obra parece, mesmo assim, ter resultado de um acto repentino, pouco reflectido, quando na verdade, esta simplicidade resulta de um sucessivo desprendimento de artifícios usados mais comummente noutras circunstâncias, sendo por isso, o resultado de um longo processo de amadurecimento e reflexão.
Edifício de escritórios
Localização
Rua da Nogueira, Arada, Ovar
Cliente
Particular
Arquitetura
Nelson Resende, Arquiteto
Arranjos Exteriores
Nelson Resende, Arquiteto
Estruturas
Sandra Leite, Engenheira Civil
Construção
várias empresas
Área de construção
120.00 m2
Número de pisos
1 piso
Data de Projecto
2016
Data de Construção
2017
Fotografias
João Morgado
931eab35-pdf
8031491f-pdf
218a33f2-pdf
3e79bfb7-pdf
6024a97f-pdf
3fdfc80a-pdf
6e23b473-pdf
3a81718a-pdf