Edifício dos Prazeres | Aurora Arquitectos
Quando se intervém num edifício de apartamentos há uma questão que se repete com frequência. Para ter um jardim é necessário abdicar da vista. Por sua vez, para ter vista opta-se pelo último piso ou próximo deste, normalmente longe dos pisos onde está o jardim.
Neste caso, o cliente comprou um prédio para transformar em casa própria e onde pretende incluir dois apartamentos independentes para alugar. A ideia fundadora do projecto partiu do cliente que não queria abdicar de nada. O desafio seria compatibilizar o desenho dos apartamentos simultaneamente com o desejo de ter um jardim e vista na sua habitação.
Deste modo, a solução passou por localizar a área social da casa ao nível térreo, onde está o jardim, e a área privada no último piso, para que possa usufruir da vista. A ligação privada entre estes dois pisos é feita através de elevador, enquanto que as escadas são partilhadas com os ocupantes dos pisos intermédios.
Projecto
Edifício dos Prazeres
Localização
Lisboa, Portugal
Cliente
Privado
Programa
Reconstrução de Edifício e Divisão em 3 Apartamentos, incluindo Zona de Spa e Ginásio em Cave e Jardim com Piscina no Exterior
Área
645 M2
Fase de Projecto Actual
Final de Obra
Data
2014 – 2016
Arquitectura
Aurora Arquitectos
Equipa de Arquitectura
Sérgio Antunes, Sofia Reis Couto, Rita Ferreira, Pedro França, Bruno Pereira, Tânia Sousa
Projectos de Especialidades
Edifiteca
Fiscalização
Gesconsult
Construção
Map Engenharia