Memória
Caracterização do terreno
O terreno, de forma não regular, desenvolve-se perpendicularmente à estrada nacional no 333 em Águeda.
Proposta
Tendo em conta as condicionantes regulamentares do PDM e os regulamentos municipais, a proposta de implantação foi desenhada por forma a respeitar as suas especificações.
A proposta partiu de um paralelepípedo com as dimensões de 100 m de comprimento por 32 m de largura. Dadas as condicionantes do regulamento, e à irregularidade do terreno, a sua forma inicial sofreu alterações, por forma a respeitar todas as especificações.
Em termos de cércea, o regulamento prevê uma altura máxima de 9 metros. Para dissimular o caracter de paralelepípedo, o edifício foi partido em 3 alturas (2,5 – 2,5 – 4).
Programa funcional
Em termos de programa funcional, e dada a especificidade do mesmo, percebeu-se desde logo que o edifício se poderia desenvolver em 2 pisos: piso 0 (R/C) e piso 1.
Na mesma lógica, percebeu-se que a separação do programa podia ser feita em 3 áreas distintas: a exposição; de escritórios e de armazenagem.
Assim, e em termos de programa funcional, o edifício desenvolve-se no rés do chão com a zona mais pública e de fácil acesso compreendida com a zona de exposição e a zona de armazenagem. Em termos de distribuição no terreno, a zona mais pública e de exposição fica junto à rua principal (nacional 333) e a zona de armazém na parte de trás do terreno e com um acesso secundário. No piso 1, e na zona mais privada e de acesso restrito, os escritórios e zona de bar / refeitório.
Como forma de apoio a estas duas zonas, foi criada uma plataforma exterior (terraço) no piso 1. Esta zona fez com que se pudesse criar uma desmaterialização no paralelepípedo inicial.
Materiais
No que concerne à materialidade do edifício, optou-se pela simplificação do sistema construtivo, sendo o edifício todo revestido com o mesmo material (chapa ondulada de cor escura) e na zona de entrada e exposição assumir uma maior transparência, tendo-se optado por um revestimento em murolux e caixilharia em vidro.
Projeto
Edifício Industrial Vouga
Cliente
Sociedade Comercial do Vouga
Localização
Águeda – Protugal
Arquitetura
nuno silva (nu.ma | unipessoal, lda)
Área de construção
3200 m2
Engenharia Civil
Nuno França
Ano
2016 . 2018
Fotografias
Ivo Tavares Studio – ITS