Este edifício de dois apartamentos, localiza-se na Costa do Castelo, uma rua estreita que contorna a colina e cujos edifícios escondem uma vista que domina a cidade de Lisboa.
Para contrariar o lote comprido, no centro, um vazio interior atravessa e ilumina todos os pisos. Organiza a circulação no seu perímetro e permite aos ocupantes ver o céu ou simplesmente falar com quem está 2 andares abaixo.
Uma “vista” vertical que complementa a horizontalidade dominante da paisagem exterior.
Em finais do século XIX e princípio do século XX, o contexto de expansão da cidade e a crescente necessidade de alojamento em Lisboa levou ao aparecimento de edifícios apelidados de ‘Gaioleiros’.
Uma das características principais destes edifícios é a profundidade dos lotes, marcada por corredores que atravessam os apartamentos em todo o comprimento.
A disposição original dos compartimentos nestes edifícios sugere uma polarização das zonas sociais e funcionais nas extremidades, deixando os quartos dispostos em volta de um saguão central.
No caso particular deste edifício ‘Gaioleiro’ localizado na Costa do Castelo, para além das características inerentes a esta tipologia, acresce o acentuado declive que lhe permite ter uma vista privilegiada sobre Lisboa. A sua consequência natural seria uma lógica de distribuição horizontal que procurasse, acima de tudo, a relação com a paisagem.
Ao invés, a ampliação do saguão através da sua ‘duplicação’ e incorporação do núcleo de escadas reforça a relação zenital, de procura de luz e ventilação. Deste modo, deixa de ser o elemento que divide o edifício ao meio para ser uma força centrípeta de organização de toda as suas circulações, actividades e celebração do seu interior.
O edifício divide-se em dois apartamentos, um duplex nos pisos inferiores e um triplex nos superiores, ambos com a circulação interior organizada em torno deste “vazio”. As zonas sociais dos apartamentos, sala e cozinha, usam toda a dimensão do lote e são complementadas com zonas exteriores com piscina.
Projecto
Edifício na Costa do Castelo
Localização
Lisboa, Portugal
Cliente
Privado
Programa
Reconstrução de edifício e divisão em 2 apartamentos
Arquitetura
Aurora Arquitectos
Equipa de arquitetura
Sérgio Antunes, Sofia Reis Couto, Rita Ferreira, Pedro França, Bruno Pereira, Tânia Sousa, Valeria Varesco, Rui Baltazar, Carolina Rocha
Projectos e especialidades
Edifiteca
Fiscalização
GESCONSULT
Construção
Manuel Mateus Frazão, Lda
Fotografia
do mal o menos
Área
800 m2
Data
2014 – 2019