Edifício na Rua das Flores

Categorias: Habitação

Projeto de valorização e reabilitação de um conjunto edificado situado no centro histórico do Porto, cujo assentamento inicial remonta ao século XVI, presentemente em adiantado estado de degradação. O programa funcional visa assegurar a dotação de valências geradoras das dinâmicas sociais e económicas necessárias à revitalização do centro da cidade, respondendo assim aos desígnios das mais ambiciosas estratégias de política urbana. 


O projeto propõe assim uma articulação de diversas tipologias de espaços habitacionais e de escritórios, complementados com áreas comerciais e extensa dotação de estacionamento em cave. Os edifícios formatam o gaveto de um grande quarteirão cujo interior é presentemente ocupado com construções precárias e incaracterísticas. Neste contexto, a intervenção assume o propósito da revitalização do espaço interior do quarteirão, tornando-o permeável ao usufruto público, configurando-o também como pátio que garante ventilação e insolação às fachadas interiores do conjunto. 


A intervenção faz-se pela recuperação e reabilitação dos elementos arquitetónicos de reconhecido valor patrimonial, dando “uma nova existência” a espaços devolutos, na promoção de condições de conforto, segurança, acessibilidade e infraestruturação adequadas ao contexto contemporâneo.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Edifício na Rua das Flores

Localização

Porto

Arquitetura

ad quadratum arquitectos

Ano

2009

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹 𝗖𝗢𝗻𝗩𝗜𝗗𝗮 𝗧𝗼𝗱𝗼𝘀

Uma ação informal por um bom motivo

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.