O edifício foi concebido com base no resultado do 1º prémio de um concurso promovido pela Xerox Portugal para a sua sede em Portugal. Dada a movimentada interseção de tráfego do terreno, o edifício foi concebido em forma de U, com duas alas paralelas de escritórios ligados por um terceiro bloco para equipamentos (auditório, showroom, refeitório, etc.), em torno de um grande e fechado vazio.
Com 800 metros quadrados e 5 andares, a monumentalidade deste átrio endossa não apenas as necessidades de circulação e recepção, mas também a necessidade menos evidente de silêncio e contemplação na grande empresa. No entanto, e não obstante a crescente tendência para a privatização do espaço público, o caráter eminentemente cívico deste átrio permite-lhe funcionar como um espaço de eventos, aberto à cidade.
O sistema composicional das fachadas tanto exterior como interior é baseado num módulo de construção que defende a ideia de uma tectônica pesada, em que um esqueleto representacional de painéis de betão pré-fabricados prende visualmente os elementos frágeis – vidro e, alternativamente, madeira ou zinco. Invocando o tema clássico da coluna e lintel, a transposição representacional da ideia de carga percorre todo o edifício com este esqueleto de betão apoiado em um pesado plinto de granito.
https://www.linkedin.com/company/promontorio/
https://www.instagram.com/promontorio.arch/
Projeto
Edifício Xerox
Cliente
Xerox Portugal, SA
Localização
Avenida Infante Dom Henrique, Lisboa, Portugal
Arquitetura
PROMONTORIO
Especialidades
Controle de Custos
Escala Digital, António Bruno
Consultores
A2P, CENOR, PROTERMIA, EPPE, PGI, PROAP
Fotografias
Rui Morais de Sousa
Tamanho do lote
8.880 m²
Área bruta construída
24.800 m2
Ano de conclusão
2001