Elements

Elements

– O espaço reabilitado é uma loja ao nível da rua que actualmente funciona como agência imobiliária e que é parte integrante de um prédio de 1960. Este espaço já desempenhou outras funções e foi sofrendo alterações ao longo dos anos, com pequenas intervenções maioritariamente ao nível de acabamentos.

Desta vez, mantendo a última função de agência imobiliária, pretendia-se realizar uma intervenção mais estratégica e que actuasse sobre os espaços de atendimento ao público da loja.
A pré-existência caracterizava-se por um espaço amplo, sem hierarquia, que mantinha uma relação com a rua através de uma sucessão de janelas e portas.

Em termos de programa definiu-se a necessidade de promover um espaço de recepção e atendimento rápido com dois postos de trabalho, um espaço de espera, uma sala de reuniões e um pequeno escritório para um atendimento mais individualizado.
Tratando-se de um espaço relativamente pequeno de atendimento ao publico, definimos que a abordagem tinha de ser clara e, simultaneamente, expressiva. Assim, considerando também que a actividade da loja lida com o património construído, a abordagem caracteriza-se pela identificação e individualização reforçada de elementos. Estes elementos tais como a ‘’janela’’, a ‘’porta’’, a ‘’parede’’, a ‘’viga’’, a ‘’mesa’’, foram utilizados com as suas propriedades geométricas e formais numa lógica compositiva, em que os elementos foram dispostos de maneira a responder ao programa e a se destacarem como peças independentes.

Os vãos comunicantes com o exterior sugeriam desde logo uma possível logica de hierarquização dos espaços, localizando a sala de reuniões articulada com o vão independente e o espaço de recepção orientado para a porta de entrada. O espaço de espera está relacionado com o espaço de recepção, que por sua vez garante acesso à sala de reuniões e ao pequeno escritório.

Uma ‘’viga’’ atravessa todo o espaço, definindo a zona de recepção e a separação entre a sala de reuniões e o escritório. Uma janela circular permite com um só elemento relacionar tanto a sala de reuniões como o escritório com o espaço de recepção. Para reforçar a ideia de elementos, a porta de acesso à sala de reuniões é demarcada do plano de parede e rematada no topo com um volume mais pesado. Na composição, os espaços entre elementos foram preenchidos com janela, de forma a garantir luz natural para todos os espaços.

Outro elemento importante nesta lógica compositiva – quase plástica – foi a iluminação. Utilizamos iluminação linear para reforçar eixos e alinhamentos, iluminação circular para reforçar a centralidade, e iluminação pontual que, com a matéria ‘’luz’’, ajudou a equilibrar a composição. Composição de elementos!

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Elements

Localização
Rua da Restauração 148A, 4710-428 Braga, Portugal

Arquitetura
LIMIT studio

Equipa de arquitetura
Ivo Vaz Barbosa, Ricardo Acosta, Tomé Capa

Programa do projeto
Agência Imobiliária

Tipo de projeto
Reabilitação

Fotografia
LIMIT studio

Área do projeto
40m2

Ano de conclusão da obra
2020

PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE