Embraer

Categorias: Indústria

A implantação geral divide-se em duas grandes unidades fabris de compósitos e de metálicos e respectivos edifícios administrativos. Procurou-se aliar uma imagem de qualidade às especificidades próprias de uma empresa desta natureza.

O edifício administrativo localiza-se à entrada do lote industrial. Constituído por dois corpos interligados por um pátio coberto, caracteriza-se como uma construção de 2 pisos.
No primeiro desenvolvem-se todas as áreas sociais e no segundo funcionam as áreas administrativas. Este edifício foi executado com uma estrutura de betão até ao primeiro piso, composta por pilares, vigas e laje de piso. O piso superior é aligeirado de estrutura metálica para permitir a construção de vãos superiores, viabilizando a organização de open spaces.
As unidades fabris são naves compostas por uma solução metálica de treliças com vãos máximos de 45 metros. Foram implantados na área central do terreno para viabilizar a expansão das suas áreas no futuro. A cobertura é composta por chapas autoportantes que alcançam vãos de diferentes medidas, variando entre os 20 e os 30 metros, de acordo com a o layout do processo fabril utilizado pela EMBRAER.
O desenho do edifício procura revestir esse mesmo layout, cobrindo-o e dando princípios arquitetónicos ao edifício.
Os edifícios do tipo Shed aproveitam a orientação do eixo Norte-Sul, permitindo constantes entradas de luz sem incidência solar.
Esta lógica é também aplicada sobre as fachadas laterais, contribuindo para a gestão de uma grande quantidade de luz natural no seu interior.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Embraer

Évora, Portugal

Structural steel

Owner
EMBRAER Portugal

Client
dte

Architect
A. Burmester Arquitectos Associados

Structural design
AFAConsult

Supervision
AFAConsult

Photography
© Rita Burmester
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

3DHR Multimédia

Desenvolvemos projetos em 3D para arquitetura e design interiores

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?