Empreendimento Fraião

O Empreendimento Fraião localiza-se numa encosta rochosa de Braga, num terreno de acentuado declive. Apresentou-se como um desafio particularmente interessante, que se traduziu num loteamento com construção de 6 habitações unifamiliares em banda, de 3 pisos cada, dispostas num eixo que acompanha o desenvolvimento da rua.

Este elemento rochoso configurou-se como um ponto de interesse a explorar, não só no momento de projeto como durante a fase de obra. Um dos conceitos base da proposta seria criar os logradouros para a frente do terreno, de modo a que a zona social usufruísse das vistas de exceção sobre a cidade.

Assim, foi desenhado um embasamento a todo o comprimento da rua, elevando a zona social. Este gesto permitiu conferir maior privacidade às habitações, criando a ilusão de se desenvolverem em apenas 2 pisos.

Este espaço de lazer vive da harmonização criada entre o corpo em betão aparente dos quartos, que se estende num eixo perpendicular à longitude dos pisos inferiores, com o programa social do piso intermédio, e ainda com a densidade do piso térreo, que unifica o conjunto.

O piso superior, com o programa mais privado, ao surgir em balanço, cria um alpendre no espaço exterior ao envidraçado da sala e cozinha, ideal para usufruir do jardim e piscina com vista privilegiada para a cidade. Este volume, que traduz leveza, liga-se ao embasamento das casas através de 2 pilares de ferro, propositadamente delgados, e que se abrem em “V”, realçando a subtileza deste encontro.

De modo a alcançar a expressão pretendida para as casas, foram selecionados materiais de baixa manutenção e ainda de elevada durabilidade, que resultam num contraste entre o tom cinzento do betão e os tons térreos do xisto e do aço corten conjugados nos pisos inferiores.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

 

Projeto
Empreendimento Fraião 🔗

 

Localização
Braga, Portugal

 

Arquitetura
TRAMA arquitetos 🔗

 

Promotor
Robuslar – Construção Civil e Imobiliária, Lda.

 

 

Fotografias
João Morgado 🔗

 

Área do Terreno
2 172,30m2

 

Área  de Construção
2 394,00m2 (~400,00 m2/habitação)

 

Ano de Projeto e Obra
2016/2018

 

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?