Escadas do Monte dos Judeus

Escadas do Monte dos Judeus – A estratégia dos novos “percursos pedonais mecanizados” procura reforçar a interligação urbana pedestre, traduzida num percurso circular de larga escala que liga a parte alta da cidade ao rio e vice-versa. Na cota alta da cidade a circulação está historicamente consolidada, procurando-se agora ligar a encosta do Palácio de Cristal até Miragaia e, finalmente, daí até ao morro das Virtudes.

Para tal, elementos arquitectónicos desenham “transposições mecanizadas” e funcionam como um grampo urbano em pontos estratégicos, fechando o percurso circular que é criado.

Assim, a velha escadaria que percorre a escarpa de Miragaia foi profundamente trabalhada para integrar três conjuntos de escadas mecanizadas. O projecto estrutura-se a partir de um grande muro existente de pedra (que era já visível na planta topográfica da cidade do século XIX), que divide a nova escadaria mecanizada em três secções não axiais, evitando um grande rasgo linear na malha histórica. Esta estratégia de desencontro entre os vários tramos permite também uma fusão mais orgânica e fluída dos novos elementos com a sua envolvente.

Procurando lidar com a história da cidade, o seu ambiente e a sua materialidade, a intervenção desenha-se em simbiose e continuidade com essa identidade, sem deixar de assumir os novos elementos enquanto marcos do novo tempo de intervenção: aqui as novas pedras de aresta viva e as paredes de betão bujardado colorido são essenciais – ligam-se materialmente aos espaços e elementos pré- existentes e assumem-se simultaneamente contemporâneos. A escadaria existente foi conservada conforme o original e é agora pontuada por pequenos espaços ajardinados ao longo da subida.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Escadas do Monte dos Judeus – Percursos Pedonais Mecanizados

Localização
Porto, Portugal

Cliente
Câmara Municipal do Porto

Arquitetura
depA architects + Pablo Pita architecs

Especialidades
Edgar Brito, CPX, Alexandra Vicente, MSE

Paisagismo
Hugo Carneiro

Sinalética
OKPA Studio

Fotografia
José Campos

Ano
2020

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Webinars Leca®

Inscreva-se!

Margres Architecture Award

Saber mais »