Escola Básica de São Bernardo

Tratou-se da encomenda de um projecto de substituição de 8 salas de aula do ensino básico na Escola de São Bernardo, em Aveiro.

Há cerca de uma década que a extensão para ensino básico abrigava num pavilhão pré- fabricado, agora reutilizado em pátio coberto.

Localizado entre o refeitório e o ginásio, o terreno disponível, de forma retangular, está orientado aproximadamente Este / Oeste.

Foi proposto um volume com 2 pisos, entrada do exterior autónoma e cobertura em  telhado, uma vez que Aveiro é dos distritos com maior pluviosidade em Portugal.

Para além das 8 salas de aula, do programa faziam parte, uma sala de professores e uma  sala de ginástica.

Justapondo “espaços servidos” e “espaços servidores” (op. cit. Louis Kahn), o conceito  desenhado foi o de consagrar a exposição Norte às salas de aula, e de distribuir os espaços  servidores ao longo do corredor central, dimensionado com largura suficiente para ter cacifos  individualizados.

Esta via de distribuição horizontal reproduz-se em ambos os pisos, sendo ligada por  escada larga, a partir do átrio de entrada, com pé direito duplo.

A planta é aproximadamente rectangular “de risca ao meio”, com os recortes da fachada  setentrional rigorosamente expostos ao Norte geográfico, para receber a luz perfeita, sem  incidência solar.

A entrada excepciona a ortogonalidade Este / Oeste para receber o passadiço segundo um eixo a 45º.

A cobertura articulada em 4 águas permite desenhar uma silhueta em 2 volumes  justapostos com os equipamentos de conforto térmico e painéis solares escamoteados do peão.

A opção por telha branca uniformiza pela cor os 2 volumes, enquadrados pelos passadiços exteriores em Thermoclear azul, acrescentando à opacidade da massa construída a leveza dos  alpendres translúcidos em azul céu.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Escola Básica de São Bernardo

 

Localização

Aveiro, Portugal

 

Arquitectura

ARTE TECTóNiCA

 

Arquiteto responsável

Arquitecto João Cassiano Santos

 

Fotografias

 Ivo Tavares Studio

 

Área total construída (m2)

4375 m²

 

Ano de conclusão da obra

2020

 

 

FOTOGRAFADO POR
PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Formação Online UNREAL 5 para ARCHVIZ

Setembro de 2021 | Online

Jooble

Mais de 2 mil vagas para arquitetos no Brasil