Escola da Vilela

Categorias: Escolas

Num promontório, com privilegiada vista sobre a envolvente, destaca-se o volume do centro escolar de Vilela. Como se de um templo se tratasse, esta construção assume uma presença forte na caraterização da paisagem construída, organizando-a e referenciando-a.

Dada a localização e proeminência face ao lugar, esta escola foi concebida com um ideal de transparência e assim foi pensada como um volume de vidro que é dominado por uma cobertura de desenho sinuoso que simultaneamente une, integra e carateriza todo o conjunto.

Com contornos assumidamente cenográficos este centro escolar evidencia a procura de uma certa desmaterialização do volume que a construção de fachadas em vidro por vezes permitem realizar, fazendo levitar uma linha de luz e de sombra, recortada e flexível, quase gráfica, que desenha e compõe toda a fachada desta escola.

Com uma linguagem própria e longe de uma vontade de consenso e de passividade, trabalha-se um ideal de escola como lugar diferenciador, como um espaço ativo, aberto à participação, à alteração, estimulando, desenvolvendo capacidades e despertando sensações. Um espaço flexível, aberto à população, à comunidade e à sua futura apropriação.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto
Escola da Vilela
Localização

Vilela | Paredes

 

Cliente

Câmara Municipal de Paredes

 

Projeto

2009_2010

 

Arquitetura Coordenação

Nuno Lacerda Lopes

 

Arquitetura Colaboração

CNLL | Márcia Areal, Vanessa Tavares, Hélder Lopes

 

Especialidades

CNLL | Central de projetos, IPC, Ac + Coger

 

Área do Lote

10.440 m2

 

Área Bruta de Construção

3.597 m2

 

Simulações 3D

CNLL

 

Maqueta

CNLL

 

Fotografias

Fernando Guerra

 

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE