A escola tem por base uma ideia de paisagem e, como um cenário, o seu desenho é complanar e a sua espacialidade desenvolve-se no interior de uma caixa revestida a madeira que desenha o horizonte, organizando-o.
No fundo, parece recuperar memórias dos edifícios fabris que povoam a zona e sobretudo a memória que guardamos deste concelho que é Paredes.
De aspeto despojado e rigoroso, o edifício é marcado pela cobertura sinuosa, cujo movimento no alçado cria uma ilusão de aparente skyline de cidade.
Do edifício, de forma marcadamente longitudinal respondendo ao lugar, sobressaem duas superfícies encerradas, pontuadas pela repetição aparentemente desordenada do mesmo vão. Assim, vãos pontuais dançam ao longo dos alçados laterais criando um ritmo vibrante que contrasta com os topos abertos, de amplos envidraçados. O movimento criado pela cobertura prolonga-se para o interior, contagiando os espaços com a sua linguagem materializada em desníveis e diferenças de alturas, resultando sempre em espaços diversificados e distintos.
Localização . Location
Mouriz I Paredes
Projeto . Project
2009_2010
Dono da Obra . Client
Câmara Municipal de Paredes
Arquitetura Coordenação . Architecture’s Coordination
Nuno Lacerda Lopes
Arquitetura Colaboração . Architecture Colaborations
CNLL I Márcia Areal, Vanessa Tavares, Hélder Lopes, Augusto Rachão, Natália Rocha
Especialidades . Specialties
CNLL I Central de projetos, IPC, Ac + Coger
Área do Lote . Lot Area
11.000 m2
Área Bruta de Construção . Gross Building Area
3.742 m2
Simulações 3D . 3D Simulations
CNLL
Maqueta . Model
CNLL
Fotografia . Photography
Fernando Guerra I FG + SG – Fotografia de arquitectura