Escola Lima de Freitas

Categorias: Escolas

A Remodelação e Ampliação da Escola Lima de Freitas, em Setúbal, se baseia numa estratégia de valorização da arquitetura e da paisagem no limite leste do Parque Natural da Arrábida. Procurou-se preservar a mata atlântica que funciona hoje como espaço de imprevisibilidade no interior do recinto, construindo onde não fosse necessário derrubar árvores.

O projeto procura ainda densificar o conjunto, atribuindo complexidade à relação entre as partes. Esta complexidade significou construir entre os pavilhões espaços destinados às atividades coletivas da escola.

O projeto prevê uma transformação profunda da relação entre os espaços exteriores e interiores e, principalmente, a criação de um estímulo a uma nova e mais clara relação programática entre as partes. Para minimizar o impacto da construção no espaço disponível, a estratégia de projeto consiste em construir nos taludes que separam os três níveis topográficos.

Foram criados vários espaços de escala nobre, para os alunos e professores, que acusam a sua presença como chaminés entre os pavilhões, e um terreiro que aglutina e celebra a vida quotidiana da escola.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto
Modernização da Escola Lima de Freitas

Localização
Setúbal, Portugal

Cliente

Parque Escolar

Arquitetura
Ricardo Carvalho + Joana Vilhena Architects
Arquitetos
Ricardo Carvalho e Joana Vilhena
Equipa
Joana Vilhena, Ricardo Carvalho, Angela Marquito, José Maria Rhodes Sérgio, José Roque, Francisco Costa, Nuno Gaspar e Sebastião Taquenho

Fundações e estruturas
ARA/ Fernando Rodrigues
Instalações e equipamentos eléctricos, comunicações e segurança
AFA Consult
Instalações e equipamentos hidráulicos
AFA Consult
Rede de gás e plano de segurança e saúde
AFA Consult
Instalações e equipamentos mecânicos, ventilação e térmica
AFA Consult

Acústica
AFA Consult
Paisagismo
Victor Beiramar Diniz
Construção
Mota Engil S.A.

Ano do projeto
2012
Fotografias
Nuno Gaspar / RCJV Arquitectos
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?