Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo

Categorias: Escolas

Toda a operação proposta para este conjunto deriva fundamentalmente de uma primeira operação de projecto que propõe a redefinição do ponto de entrada na escola. 

A nova entrada na escola passa a ser feita pela frente nascente do terreno, entre os dois braços longilíneos que delimitam o terreno a Norte e a Sul. Trata-se no fundo de recentrar a escola, não só na sua distribuição programática “horizontal”, mas também altimétrica passando o acesso principal a ser feito a uma cota intermédia entre os pontos mais altos e mais baixos do conjunto edificado. 
Desta operação deriva aquele que será o ponto principal de acção do projecto, que passa sobretudo pelo desenho e qualificação desta faixa central do terreno, delimitada a Norte e a Sul pelos edifícios existentes, e onde se implantam todo o conjunto de novos espaços a construir – espaços encerrados que albergam o novo programa, mas também uma sequência de espaços abertos diferenciados que recentram a actividade e os fluxos de utentes da escola nesta faixa central. 
 
Deste modo todos os espaços de uso colectivo fundamentais, assim como os espaços desportivos são construídos ao longo desta faixa central, ficando os edifícios existentes destinados fundamentalmente aos espaços de ensino, além de outras peças do novo programa global para a escola.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Cidade

Leiria

País

Portugal

Concluído

Outubro 2010 (Início em 2008)

Escritório

Inês Lobo Arquitectos Lda. (Lisboa, Portugal; 2002)
Inês Lobo, João Rosário, João Vaz, Gilberto Reis, Júlia Varela, Filipe Soares, Sérgio Silva, Henrieta Selcová, Vasco Lopes, Sónia Ribeiro, Job Morais, Pedro Coelho, Rafael Marques, Patrik Henriques.

Estruturas

Pedro Morujão

Hidráulicas

Valente Fernanda

Eléctricas

Fernando Aires

Física de Edifícios

Guilherme Carrilho da Graça

Térmica e Acústica

Guilherme Carrilho da Graça


Mecânicas

Guilherme Carrilho da Graça

Segurança

Alexandre Martins

Revisão e Quantificação de Projecto

Rui Ribeiro Prata

Empresa de Construção

Ramos Catarino, Sa, Pedro Felgueira

Paisagismo

João Gomes da Silva

Cliente/Promotor

Parque Escolar Pe

Fotografia

João Morgado (Parque Escolar Ep)

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Free live webinar

V-Ray for Rhino

Webinars Leca®

Inscreva-se!