Categorias: Escolas
Na cidade do Porto os invernos são geralmente marcados por um clima frio e úmido, com chuvas intensas que se estendem durante grande parte do ano escolar.
Esta escola, originária dos anos 70 e composta por pavilhões isolados, integrou o programa de modernização das escolas secundárias portuguesas onde se previa a introdução de novos recursos indispensáveis ao ensino público atual.
Tendo em vista o novo programa e as condições climáticas do lugar projetamos um edifício que responde simultaneamente às exigências programáticas e à necessidade de construir uma grande área recreacional externa coberta, o novo espaço central da escola.
Este volume desenvolve-se de forma linear e instala de frente para a praça duas das funções mais dinâmicas da escola – a biblioteca e a cafetaria. A implantação, que vai buscando espaço entre os edifícios existentes, sugeriu uma série de afastamentos que fizeram com que a estrutura da cobertura da praça se revele instável e livre de apoios. A intensidade cromática dos novos ambientes contrasta com a neutralidade dos espaços das salas de aula e ganha máxima expressão na grande praça coberta.
TAGS
FICHA TÉCNICA
Arquitetos
Bak Gordon Arquitectos
Localização
Boavista, 4050-426 Porto, Portugal
Arquiteto responsável
Ricardo Bak Gordon
Ano do projeto
2010
Fotografias
Fernando Guerra | FG+SG
Colaboradores
Leonor Cício, Luís Pedro Pinto, Nuno Costa, Patrícia Cabaça, Pedro Serrazina, Sónia Silva, Walter Perdigão
Paisagismo
F&C
Fundações, estrutura e hidráulica
Betar
Instalações elétricas, de comunicação e aquecimento
Rodrigues Gomes
Acústica
Inacoustics
Cliente
Parque Escolar EPE
Áreas
3.200m² (construção) + 9.300m² (restauro)
FOTOGRAFADO POR
Galeria