Através de comissão para um novo edifício para a cidade de São Tomé, aproveitámos a oportunidade para estudar a arquitetura tradicional de São Tomé Príncipe, procurando fundir tradição e modernidade.
Criaram-se dois volumes, separados por um pátio interno, que não só serve como sistema distributivo aos diferentes escritórios como também funciona como sistema de climatização natural do edifício. Este mesmo espaço verde, em última análise, serve como um espaço de relax e convívio entre os vários usuários do edifício. Como tributo à arquitectura tradicional adotámos uma fachada em madeira e um telhado inclinado para facilitar o escoamento de águas pluviais, tendo em conta que a chuva é um elemento da vida quotidiana do clima equatorial. O padrão escolhido para a fachada frontal é uma recriação artística de padrões locais, inundando os espaços públicos com luz natural.
O volume que abriga o espaço de recepção e acessos verticais é destacado de modo a criar uma zona de entrada e de transição entre a via pública e o espaço interior do edifício.
Localização
São Tomé, São Tomé e Príncipe
Cliente
Privado