Conceito
A reabilitação urbana como vocação da identidade histórica e elemento regenerador.
Contexto
A proposta tem como objetivo uma intervenção arquitetónica de um edifício de dois pisos inserido na área histórica de Ponta Delgada, estabelecendo dois princípios de atuação: reabilitar e integrar.
Programa
A proposta elabora a divisão dos dois pisos com um programa de valorização dos dois espaços para comércio e serviços, destacando a geometria do teto do piso 1 que assume a configuração existente da cobertura, tirando partido da altura máxima do pé direito. O espaço assume a presença dos três lanternins projetando um espaço harmonioso e qualificado, criando enquadramentos visuais para o conjunto de fachadas envolventes.
Estratégia
A arquitetura desenvolveu uma estratégia tendo por base a salvaguarda do edifício histórico, reabilitando a identidade da volumetria existente e a composição arquitetónica das fachadas e elementos decorativos. Esta estratégia de autenticidade e consolidação urbana, conduz-nos à integração de um novo programa de comércio e serviços tendo por base uma vocação de elemento gerador de novas atividades empresariais e de negócios, fundamentais para a regeneração urbana das áreas históricas.
Espaço Comercial PMCR
Arquitetura
NEW Studio Arquitectos, Lda
Arquitetos Responsáveis
Vanessa de Sá
Nuno Adão Pinto
Colaboradores
Bruno Correia, Mafalda Neuville, André Martins, Rita Nava
Consultores
RC – Consultores e Projectos de Engenharia.
Fotografias
Diogo Caetano