Espaço Miguel Torga

Categorias: Cultura

O Centro Cultural “Espaço Miguel Torga”, entre outras atividades, propõe-se estudar e divulgar a obra poética e literária de Miguel Torga.

 

Os muros em xisto (elementos característicos desta zona), desenham os limites do edifício e definem a sua imagem.

 

O edifício implanta-se a sul dum antigo recinto de feira e tem duas entradas, uma de público (nascente) e uma de serviço (poente), definidas pelo desencontro dos muros. É também possível uma entrada direta para a cafetaria (poente), através dum grande envidraçado, permitindo uma exploração autónoma.

 

Aproveitando a pendente do terreno, prolongaram-se os muros para norte/nascente, configurando o recinto da feira. 18 árvores modulam este espaço que serve para recinto da feira e que, na maior parte dos dias, funciona como estacionamento de apoio ao Centro Cultural.

 

O edifício tem dois pisos (um piso térreo e um piso abaixo da cota de soleira), uma área de implantação de aproximadamente 1315 m2, uma área exterior para estacionamento/feira de aproximadamente 3115 m2 e uma altura variável, dos muros que o configuram, entre 1 metro (estacionamento/feira) e 5,5 metros (edifício).

 

Construtivamente o edifício é constituído por uma estrutura de concreto armado revestido exteriormente a esteios de xisto de Foz-Côa. As paredes interiores estruturais são em concreto e as divisórias em alvenaria de tijolo; sobre este sistema fixou-se os acabamentos finais. A cobertura é revestida com uma camada de godo de xisto.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto
Espaço Miguel Torga
Localização
Sabrosa, Portugal

 

Cliente
Câmara Municipal de Sabrosa

 

Arquitetura
Eduardo Souto de Moura
 
Colaboradores
Pedro Guedes de Oliveira, José Carlos Mariano, Tiago Coelho, Isabel Neves, Diogo Guimarães
 
Área
1680.0 m2

 

Ano do projeto
2011
 
Especialidades
Segropol e Get (AVAC)
 
Área do Terreno
8600 m²

 

Fotografias
Luís Ferreira Alves
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE