O Essenza é um edifício residencial multifamiliar de luxo situado às portas do Parque da Cidade do Porto, Portugal. Seguindo todas as diretrizes e métricas definidas pelo Plano de Urbanização do Parque para a frente urbana nascente, o volume apresenta-se em total coerência com o edificado existente, enquanto que se destaca pelas suas propriedades invulgares.
A característica mais marcante do edifício é a tridimensionalidade da fachada, criada através de rasgos geométricos que recortam o betão. É como se houvesse uma reação do corpo em cada rasgo; uma espécie de empola. Criando a ilusão de ondulação e movimento, o efeito geométrico é adaptado na fachada virada para o parque – onde as aberturas são muito maiores e o efeito de saliência menor – de modo a conferir um caráter unitário ao edifício. A geometria das aberturas é enriquecida, por um lado, através do brilho do alumínio dourado dos caixilhos minimalistas e, por outro, através da cor e vegetação introduzida na fachada seca de tom branco pelas floreiras.
O condomínio fechado conta com uma receção comum, que providencia segurança aos residentes e contribui, ainda, para a imagem unitária do edifício. O efeito de pele da fachada estende-se à base, que é coberta de uma ponta à outra com uma grade dourada com um desenho inspirado nos óculos de geometria troncónica das janelas. Esta solução permite resolver a proximidade à rua, integrando programas de habitação, um hall de entrada e garagens numa base unitária, sem interferir com a leitura do objeto. Semi-translúcida e delicada, esta superfície funciona como uma membrana que impede a passagem mas permite a entrada de luz.
Desenhado para ser vivido, o Essenza cruza tecnologia com uma seleção de acabamentos de luxo para proporcionar o máximo conforto e funcionalidade aos seus habitantes. Além do sistema de domótica, destaca-se, neste contexto, o pavimento com aquecimento radiante em carvalho europeu com velatura branca nas zonas de circulação, quartos e salas, ou o mármore carrara das casas de banho – cujos blocos foram selecionados diretamente em Carrara, tendo sido trazidos de Itália e cortados, tratados e totalmente preparados em Portugal.
Em permanente diálogo com o Parque, o Essenza promove o prolongamento dos seus espaços físicos, numa simbiose entre interior e exterior, como se de um casamento entre arquitetura e natureza se tratasse.
Projeto
Essenza
Cliente
Lúcios Imobiliária
Localização
Porto, Portugal
Arquitetura
Ventura + Partners
Arquiteto responsável
Manuel Ventura
Créditos fotográficos
António Teixeira
Nelson Garrido
Área
11.740 m²
Ano de conclusão
2019