F R M G a p a r t m e n t s

F R M G a p a r t m e n t s – A proposta inscreve-se num terreno urbano no centro de Santo Tirso, no distrito do Porto.

Trata-se da alteração de utilização da antiga hospedaria para apartamentos de aluguer de longa duração. A intervenção promove tanto quanto possível a preservação patrimonial do edificado e prevê a ampliação do último piso, em virtude da necessidade de introdução de iluminação natural na nova compartimentação dos espaços. O edifício conserva a cércea de 12.95 m, bem como as suas fachadas, à exceção da frente da fachada do logradouro acima da linha de beirado.

O edifício encontrava-se sobre dividido relativamente à sua organização original por sucessivos ajustes que foi sofrendo durante o seu período de vida para a função de hospedaria.

O edifício é sustentado por 4 paredes de aparelho de pedra paralelas entre si perpendiculares à fachada poente. Se a presente organização do espaço, excessivamente retalhada, não servia o programa de habitação corrente (mais adequado à reabilitação de um edifício destas caraterísticas), os principais elementos estruturais não poderiam ser ignorados e nem adulterados.

A nova organização serviu-se da disposição destes elementos resistentes para organizar as novas frações. Demoliram-se algumas paredes de tabique e as mais débeis para ampliar as áreas habitáveis.

A intervenção promove tanto quanto possível a recuperação ou reconstituição dos sistemas construtivos originais, nomeadamente: tetos em estuque; paredes de tabique; pavimentos de madeira maciça e carpintarias esmaltadas.
As novas divisões são elevadas em tabique de gesso cartonado, enchidas com painéis de lã de rocha. As paredes exteriores são isoladas pela face interior com poliestireno expandido e revestidas com gesso cartonado. Os pavimentos e revestimentos das paredes das zonas húmidas são executados com argamassa hidrófuga pigmentada – tipo microcimento.

 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
F R M G a p a r t m e n t s 🔗

Localização
Santo Tirso, Porto, Portugal

Arquitetura
NOARQ arch. José Carlos Nunes de Oliveira 🔗

Colaboradores
Arqto. Hugo Araújo, Arqto. André Oliveira, Arqta. Sara Bitossi, Arqto. Gaia Ferraris, Arqto. João Quintas

Estrutura
GEPEC – eng. Afonso Serra Neves.

Hidráulica
GEPEC – eng. Rossana Pereira.

Eletricidade, telecomunicações e segurança
GPIC – eng. Alexandre Martins

Gás e climatização
GET – eng. Raúl Bessa Lima, eng. André Raposo

Construtores
Conceito recente
Ordep Mobiliário
Carpintaria Martins & Martins, Lda
Cintylux, Eletricidade Geral
Nuno Miranda Instalações Avac Unipessoal Lda
Emeserv, Emergeluz, unipessoal.

Fotografia
Arménio Teixeira

Área
504.10  m2

Ano
2021

PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?