O restaurante FAMA é primeiro projecto gastronómico do chef Luis Lavrador.
Situado num edifício novo, numa zona relativamente nova da cidade de Aveiro, este restaurante pretende ser um ponto de encontro, de permanência e de referência.
Permanência foi um substantivo que pautou esta intervenção desde o primeiro momento. O chef quis um restaurante onde os clientes se sentissem em casa, onde o conforto fosse imperativo para que os sentidos pudessem estar libertos para o momento da degustação.
O programa resolveu-se com um volume de serviços central, que divide o espaço em duas zonas distintas. Esta volumetria reveste-se do mesmo material que o piso do restaurante, microcimento cinza, criando uma leitura uniforme do espaço. Para as paredes e tecto optou-se por tons esverdeados escuros, que além de criarem um ambiente mais intimista e confortável, também contribuem para o realce que se pretende com a luz artificial, criando um limite definido em cada mesa ou conjunto de mesas, potenciando a sensação de intimidade e de controlo do espaço próximo.
A vegetação usada acumula a dupla função de restabelecer a harmonia num espaço construído e artificial, fazendo uso da fresca e relaxante cor, ao mesmo tempo que cria barreiras visuais e acústicas entre as diferentes mesas e espaços, reforçando uma vez mais a sensação de intimidade.
O mobiliário usado assume-se como o material de excepção, madeira de carvalho natural, que aporta um toque contrastante com a restante materialidade, reforçando o carácter de intervenção monolítica.
Projeto
FAMA Restaurante
Localização
Aveiro
Direção Criativa
Paulo Martins | Architect
Colaboradores
Luis Ribeiro | Architect
Materiais mais usados:
Paredes – Gesso cartonado, microcimento
Tecto – Fibra de madeira
Pavimento – Microcimento
Mobiliário – Madeira de carvalho
Início/Conclusão
2018/2019
Área Útil
220m2
Créditos Fotográficos
Its. Ivo Tavares Studio – architectural photographer