Para um loteamento em Sesimbra, definida a cota de implantação, projetou-se o interior da habitação Fornos para melhor aproveitamento da exposição solar, recorrendo a elementos passivos de controlo em zonas mais expostas. A casa alinha com a frente do lote, prolongando-se no seu comprimento, deixando a poente a zona principal de jardim, que se relaciona com a envolvente a tardoz, e para onde se dispõem as zonas sociais da casa.
A relação com o exterior é assumidamente diferenciada entre alçados: o principal, para a via pública, mais urbano e mais contido, preservando a privacidade; a tardoz, mais amplo, com a casa aberta sobre o jardim. Os compartimentos a tardoz permitem uma maior interação e permeabilidade entre o interior e o exterior, funcionando o jardim como uma extensão natural da casa e da sua vivência.
A casa enfatiza a diferenciação de pisos com materialidades e cromáticas diferenciadas. O piso térreo revestido a pedra de tom creme e o volume superior em branco, separados por uma pala que envolve o piso térreo, servindo simultaneamente de proteção contra os elementos climatéricos para uso do terraço.
Projeto
Fornos
Localização
Rua da Bela Vista, Lote 19 – Fornos, Sesimbra
Uso
Habitação
Arquitetura
Pedro Carrilho Arquitectos
Área
199,85 m²