Um desafio invulgar que obrigou ao reverse thinking. Um intervenção global que começou pelo particular, pela emoção do objecto construído e pela paixão por motores.
E assim nasce uma garagem invulgar, uma garagem que se assume como galeria onde os veículos coabitam com a vontade de contemplação e de estudo, onde o barulho provocado pelo trabalhar dos motores partilha o mesmo espaço do sistema de som Porsche, que nos deixa ouvir uma bela melodia enquanto planeamos sentados o próximo percurso que iremos percorrer sentados em cima da mais emocionante Famel.
O terreno, inserido num meio pouco denso e sem referências ou condicionantes relevantes, permitiu que o volume fosse implantado mais a norte, libertando o espaço sobrante para a construção daquela que será a moradia à qual a garagem servirá.
Um volume regular, revestido a chapas de alumínio lacado, que transparece a mesma vontade de indústria e tecnologia que o conteúdo que alberga, mas que ao mesmo tempo se assume como discreto e hermético, qual bunker que protege os seus ocupantes.
Um volume cinzento que é uma garagem que, por oposição à sua imagem exterior, é brilhante e clara no seu interior, asséptica. Esta leitura interior do espaço permite-nos libertar a atenção do objecto construído em favor do exuberante protagonismo de todo o state of the art da engenharia automóvel que fazem desta garagem uma autêntica galeria de arte!
INICIO/CONCLUSÃO
2015/2016
ÁREA ÚTIL
160m2
ARQUITECTURA
PAULO MARTINS ARQ&DESIGN / paulomartins.com.pt
CRÉDITOS FOTOGRÁFICOS
Its. Ivo Tavares Studio – architectural photographer
MATERIAIS MAIS USADOS:
Paredes – Gesso cartonado / Plasterboard
Pavimento – Pavimento autonivelante WEBER / Weber floor
Pavimento exterior – Pave hexagonal
Mobiliário – MDF lacado / Lacquered MDF
Mecanismos eléctricos – Fontini, Efapel
Iluminação – Indelague