Garrafeira Nobreza

Garrafeira Nobreza é uma loja de vinhos e bebidas alcoólicas localizada na baixa de Lisboa. A loja instalada num edifício antigo do centro da capital portuguesa, com 75m2, divide-se entre um espaço único de atendimento ao público e uma zona privada com uma área de arrumação e uma instalação sanitária.

O espaço original apresenta duas características fortes que o definem: os tetos abobadados e a luz natural insuficiente.

Foi a partir daí, e do programa proposto para o espaço, que surgiram as duas premissas que deram origem ao projeto de arquitetura e design de interiores: as formas curvas como definição do desenho do espaço; e a cor e luz artificial como elementos que realçam essas formas. Juntamente com estas duas premissas, surgiu também a ideia de utilizar o aço inox como material predominante no espaço, que nos remete para os materiais de que são feitas a maioria das cubas do vinho e dos destiladores de bebidas espirituosas.

O desenho do espaço é realizado pelo mobiliário que define um percurso circular em torno de um balcão central, onde se podem realizar provas. Este balcão assume uma forma curvilínea que permite criar diferentes relações de estar com o mesmo espaço. Ao longo do perímetro do local foram desenhados os móveis expositivos, todos eles em aço inox, e na sua continuidade é também proposto um lambril alto que reveste as paredes do mesmo material. Dentro do mobiliário, que define o espaço, destacam-se ainda duas peças em pedra, que marcam dois momentos importantes: na entrada, um expositor de produtos a realçar, e no lado oposto, o balcão de atendimento ao público.

A cor e a luz foram o outro elemento importante para que se pudesse equilibrar o conforto do espaço em oposição à temperatura fria que transmite o aço inox, daí a escolha da cor “Rose Tan” para as paredes visíveis e para o teto. Os equipamentos de iluminação propostos distinguem-se em três tipos: os focos, que realçam as formas curvas e a cor dos tetos; os “leds”, que desenham o logotipo atrás do balcão e acompanham os produtos expostos ao longo do perímetro da loja; e duas peças decorativas curvas que relevam o balcão e a montra da loja, permitindo que a mesma assuma um maior destaque na rua. A luminosidade proposta cria um cenário perfeito que realça as formas curvas que são inerentes às formas das garrafas expostas.

Garrafeira Nobreza é um projeto de arquitetura e design de interiores que permite, a partir do desenho do mobiliário com formas fluidas, criar uma relação com a pré-existência, ao mesmo tempo que cria uma nova identidade ligada de espaço de garrafeira, com temas e materiais ligados à fabricação do produto que se pretende vender.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Garrafeira Nobreza

Localização

Lisboa, Portugal

Cliente

Garrafeira Nobreza

Arquitetura

FMJPC Arquitetura e Design 🔗

Arquitetos Responsáveis
Filipa Menino e João Pedro Cavaco

 

Equipa de Projeto

Cristiana Gama, Bruno Andrade

Fotografias

João Guimarães🔗

Empreitada e Mobiliário

JR Concept🔗

Área bruta construída
75m2

Ano de conclusão
2021

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE