Gentleman

Categorias: Lojas

“Sem comentários!!! A minha bebê, o meu sonho, superado e concretizado…”

-…de lágrimas nos olhos, no dia da inauguração, palavras da cliente e amiga Daniela Fortunato, modelo e agora empresária.

São palavras como estas que nos motivam e orgulham. A dificuldade de criar e construir uma Obra de Arquitetura, neste caso em especial, com um limite orçamental muito baixo: 6.500€ (seis mil e quinhentos euros) para o projeto e obra de uma loja de roupa masculina multimarca. Sim, 6.500€!! Com a condicionante de termos apenas 5 semanas desde o início do Projeto à abertura do espaço comercial. Daí apelidar esta obra de LowLowCost

Tivemos de pensar em algo que surpreendesse e que cativasse a cliente, e ao mesmo tempo bastante rápido de construir. Decidimos optar pela criação de uma “Instalação Arquitetónica” que servisse a necessidade comercial chic/casual. Como uma escultura, totalmente feita num único material que não necessitasse de acabamento, de proteção ou coloração. Pretendemos criar uma instalação impactante, que acabaria por remeter a sua materialização para segundo plano, mais uma vez a necessidade de algo que fosse de rápida execução veio ao de cima. Optamos pelo comum OSB (fibras de madeira lameladas) utilizado na construção como material pouco nobre e auxiliar.

Todo o projeto assenta na materialização de uma “escultura” que se vai fragmentando e criando espaços. Entrada, exposição, balcão, exposição de acessórios, provadores, e espaço de lazer. Sendo este último timbrado pelo aspeto diferenciado e natural do projeto, sinal de vida e crescimento, um pequeno jardim no centro da instalação com apenas uma oliveira.

O Projeto e a Obra acabam por ser surpreendentes devido a todas as condicionantes encontradas, principalmente o valor/prazo/resultado.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Gentleman

Localização
Vila do Conde, Portugal

Arquitetos
3r Ernesto Pereira

Arquiteto Responsável
Ernesto Pereira

Equipe
Tiago Pedrosa Martins, Daniela Leitão, Savitri Ciavattini

Área
65.0 m2

Ano do projeto
2017

Construção e coordenação
3r Ernesto Pereira

Equipe de construção
Helder Moreira, Joaquim Linhares, José Rocha, Maria José Pereira, Bruno Moreira

Fotografias
João Morgado

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal