O apartamento a transformar, situado na Graça, em Lisboa, com uma área aproximada de 60 m2, dispunha de 3 quartos, 1 cozinha e 1 casa de banho. A desvinculação quase total entre a sala, cozinha e casa de banho, gerava uma utilização pouco funcional e até confusa do espaço, que fragilizava os limites entre o privado e o social. Em adicional, tanto a sala como acasa de banho tinham áreas excessivamente reduzidas para uma ocupação confortável do espaço.
Este projeto foi assim um exercício de reorganização para consolidar as áreas sociais e privadas, tentando reduzir as demolições ao mínimo. Como resultado, a sala anexou o quartoadjacente mais pequeno, permitindo assim criar um espaço de lazer e de refeições mais generosos e a cozinha instalou-se no centro da casa, estabelecendo uma relação direta coma área social. Para resolver a questão da casa de banho dividiu-se a mesma em 2 zonas, banho e lavabo, que permite utilizações independentes e simultâneas. No lugar da anterior cozinha, projetou-se um armário roupeiro que incorpora uma cama
para visitas, não só pararesponder à necessidade de mais arrumação transmitida pelos clientes, mas também para suportar o acesso à casa de banho.
Em relação aos materiais, optou-se por manter o soalho e recuperar todas as carpintarias e trabalhos de gesso existentes, prolongando a atmosfera da casa no tempo. O último layer de transformação, cromático, harmonizou os novos materiais e os existentes, concedendo à casa uma nova identidade.
Arquitetura
Arriba
Localização
Graça, Lisboa, Portugal
Projecto
2016
Construção
2017
Área Bruta
60m2
Equipa
José Andrade Rocha, Filipe Ferreira
Estrutura
Flexibetão lda
Fotografia
Ricardo Oliveira Alves