Graça

Categorias: Unifamiliar

O apartamento a transformar, situado na Graça, em Lisboa, com uma área aproximada de 60 m2, dispunha de 3 quartos, 1 cozinha e 1 casa de banho. A desvinculação quase total entre a sala, cozinha e casa de banho, gerava uma utilização pouco funcional e até confusa do espaço, que fragilizava os limites entre o privado e o social. Em adicional, tanto a sala como acasa de banho tinham áreas excessivamente reduzidas para uma ocupação confortável do espaço.

 

Este projeto foi assim um exercício de reorganização para consolidar as áreas sociais e privadas, tentando reduzir as demolições ao mínimo. Como resultado, a sala anexou o quartoadjacente mais pequeno, permitindo assim criar um espaço de lazer e de refeições mais generosos e a cozinha instalou-se no centro da casa, estabelecendo uma relação direta coma área social. Para resolver a questão da casa de banho dividiu-se a mesma em 2 zonas, banho e lavabo, que permite utilizações independentes e simultâneas. No lugar da anterior cozinha, projetou-se um armário roupeiro que incorpora uma cama
para visitas, não só pararesponder à necessidade de mais arrumação transmitida pelos clientes, mas também para suportar o acesso à casa de banho.

 

Em relação aos materiais, optou-se por manter o soalho e recuperar todas as carpintarias e trabalhos de gesso existentes, prolongando a atmosfera da casa no tempo. O último layer de transformação, cromático, harmonizou os novos materiais e os existentes, concedendo à casa uma nova identidade.

LINKS
FICHA TÉCNICA

Arquitetura
Arriba

Localização
Graça, Lisboa, Portugal

Projecto
2016

Construção
2017

Área Bruta
60m2

Equipa
José Andrade Rocha, Filipe Ferreira

Estrutura
Flexibetão lda

Fotografia
Ricardo Oliveira Alves

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE