Habitação Braga

Um projeto de arquitetura e reabilitação para habitação em Braga – A história de uma memória vivida.

O projeto de arquitetura e reabilitação para a habitação em Braga surge repleto de memórias do que outrora tinha um edifício proveniente de outro tempo.
Reabilitar significa entre outros significados, regenerar, recuperar, restituir os direitos ou prerrogativas perdidas.

Tendo em conta tais pressupostos, o projeto de arquitetura para reabilitação de habitação visa mediar o inevitável peso da memória que perdura no espaço, com as novas vivencias e toque muito pessoal do novo habitante.

Por conseguinte, a coordenação entre situações já existentes com novas vivencias e exigências espaciais delineiam o novo projeto reforçando-lhe identidade e personalidade.

“…A Habitação não se esgota na encomenda, no projeto ou na sua edificação. Pois pensar sobre a casa é também pensar no seu habitante e tal implica refletir sobre os modos de habitar”…
Manuel Graça dias – A Casa de quem faz as Casas

Sob o mesmo ponto de vista, o exercício que nos deparamos com o presente projeto de arquitetura para habitação unifamiliar reflete bastante a problemática de intervenção no existente, sendo indissociável a história da própria habitação, e a visão do novo cliente.
Para nós reabilitar é isso mesmo. Respeitar ambas as partes de forma a que a Arquitectura responda às novas necessidades, salvaguardando o que já foi outrora uma edificação acrescentando as novas técnicas e necessidades do mundo moderno.

Como resultado, seguindo esses mesmos pressupostos, a reformulação interior desta habitação, procura uma nova disposição espacial, como resposta às necessidades do novo habitante.

Distribuição Funcional

No Rés do Chão, são propostas divisões relacionadas com o acesso viário. Garagem, dependências de tratamento de roupa e arrumos são estabelecidos consequentemente.
Dando resposta ao percurso acessível para os 3 pisos elevados, é providenciado elevador como meio auxiliar à escadaria.

Num primeiro piso são estabelecidos os quartos, aproveitando pequenos pátios interiores que, ao mesmo tempo que criam momentos, providenciam iluminação natural. Pátios privados, delimitados, asseguram a privacidade necessária aos quartos.

Uma pequena sala\escritório, com frente envidraçada, tem como momento um arco gótico proveniente da fachada. A procura pelo momento de cada espaço assume fator primordial.

Nesse sentido, nos decorrentes espaços, ainda em projeto de arquitetura, é mantida a preocupação pela reinterpretação da antiga linguagem muito ligada a carpintarias existentes. O léxico para todos os espaços é mantido, recorrendo a carpintarias, rodapés trabalhados, desenhos de portas e portadas, painéis e tetos por forma a reportar à época original da construção.

Lareira, Roupeiros e pavimento são alvo de desenho e projeto para que todas as partes comuniquem uma única linguagem, contudo acrescentado um pequeno toque contemporâneo fruto das novas técnicas e materiais.

Todas as peças de mobiliário são desenhadas ao seu mais ínfimo detalhe.

Em cada projeto de arquitetura para habitação  é considerado o seu devido acompanhamento e licenciamento perante as entidades aprovadoras de projeto.

 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Habitação Braga 🔗

Localização
Braga, Portugal

Arquitetura
RCArquitectura 🔗

Segmento
Saúde – Comércio e serviços

Fotografias
Álvaro Martino 🔗

Área
270m2

Data do projecto
2022

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?