Hello Lisbon Castelo

Categorias: Hotéis

Esta intervenção representa uma nova abordagem e visão sobre o património construído nas grandes cidades, por vezes deixado ao abandono e à abrasão do tempo por motivos de ordem histórica, social ou económica.

Neste exemplo destacamos a vontade e iniciativa do investidor, aliada ao conhecimento dos técnicos, arquitetos e engenheiros, que se combinam para restaurar a vida e dignidade do edifício, que estava num estado de grande degradação e cuja finalidade fora descaracterizada ao longo do tempo. Numa perspectiva contemporânea mas no seu próprio contexto, procurou-se melhorar a experiência de habitar o espaço mantendo o seu caráter e expressão, inclusive na articulação das características intrínsecas do novo e do velho.
Quanto à Arquitetura de Interiores enfatizamos a complexidade e heterogeneidade estrutural, escolhendo os principais elementos resistentes do edifício como guias para o design do espaço, articulando circulações e compartimentos interiores, bem como toda a sua relação com a rua e pátio.

Este edifício destaca-se também pelas intervenções de artistas que, ao instalar de obras de arte no espaço, recuperam o assunto da simbiose arte e reabilitação.
A propriedade, está localizada na actual freguesia de Sta. Maria Maior, em Lisboa, integrada no Nível II de Áreas de Valor Arqueológico.
Estruturalmente, o edifício teve duas fases de construção: A Pré-Pombalina (século XIII-XV) no piso térreo e 1º andar, e a Pós-Pombalina (século XVIII) no 2º andar e sótão. O terramoto de 1755 levou consequentemente a uma fase de reconstrução em que painéis policromos do século XVIII instalados no edifício foram substituídos por painéis Pombalinos.

A reabilitação do edifício teve como objectivo recuperar o seu valor e converter a sua utilização em habitação e turismo local. Edifício apresenta a melhor solução de eficiência energética, classificação (A) , Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2015, Portugal.Nomeado no Archdaily, para "Building of the Year 2016" na categoria de Interiores.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Hello Lisbon Castelo

Cliente

Lakshmi Soc Imobiliária Ldª

Arquitetura

André Espinho Arquitectura

Estabilidade,Demolição e contenção periférica

Eng João Gouveia

Electricidade e Telecomunicações

Eng Carlos Machado

Termica e acústica e Segurança contra incendios

Global Arte

Aguas e Esgotos, Pluviais e Domestico

Virtual Projectos


Área total de construção

1.158,40m2


Área de implantação

482,79 m2


Área total do Lote

835,82m2


Número de Fogos

22 (T0 / T1)


Construido

2014


Fotografia

Giorgio Bordino

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Workshop . Lisboa

Como Vender o Que Não Se Vê

Isopan

Apresentamos a Esquadria Perfeita