Hotel em Coimbra

Categorias: Hotéis

O conjunto dos 3 edifícios pré-existentes encontra-se localizado na Alta de Coimbra, inserido na área de protecção à Zona Património Mundial da UNESCO.

O projecto propõe uma intervenção global nos três edifícios articulados por um logradouro comum, procurando um equilíbrio entre a necessidade de intervenção nos edifícios pré-existentes, a sua adaptação às exigências próprias de um edifício contemporâneo, as exigências legais e o cuidado que uma intervenção deste tipo deve beneficiar perante a sua envolvente, a sua relevância histórica e o seu grande valor arquitectónico e construtivo.

Propõe-se assim uma intervenção que preserva ao máximo as características originais e de valor patrimonial do edifício da cota alta e do edifício da cota baixa, clarificando os seus elementos dissonantes e fazendo apenas as necessárias adaptações ao novo programa, adaptações essas que se querem assumidas, no detalhe e no desenho, mas ainda assim em diálogo com o existente, na lógica do desenho e dos materiais.

Por sua vez, as características e o mau estado de conservação do terceiro edifício ditaram uma intervenção mais profunda com a sua demolição interior quase total, garantindo-se contudo a permanência das fachadas e cobertura. Esta intervenção quis ainda, e principalmente, clarificar a diferença entre os três volumes correspondentes aos três edifícios e reforçando e clarificando três momentos: a casa da Rua José Falcão, o palacete da Couraça de Lisboa, e um terceiro, que os une, de serviços, menos apalaçado e mais pitoresco, o do Largo do Hilário.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto

Hotel em Coimbra


Arquitectura
depA Architects
Arquitetos
Carlos Azevedo, João Crisóstomo, Luís Sobral, Miguel Santos, Sara Pontes, Margarida Leitão

Especialidades
CPX, Ncrep, Mse


Consultoria
Financertus


Ano
2014-2017


Fotografia
José Campos
FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?