Hotel Forte da Barra

A data de construção do Forte da Barra de Aveiro, Forte Novo ou Castelo da Gafanha é desconhecida mas, segundo Carlos Caetano, poderá remeter a meados ou segunda metade do século XVI.

Nesta época, também a barra se localizava ainda próximo deste local, justificando igualmente a necessidade de defesa, precisamente aqui, da entrada na ria.

O que parece certo é que a movimentação constante da barra tornou rapidamente o forte, ainda em construção, obsoleto, abandonando-se a obra inacabada. É este o cenário particularmente complexo e movediço que está por detrás do forte da Barra.

Entre finais do século XIX e inícios do século XX terão sido construídos edifícios que ainda hoje se mantêm adossados ao forte e tendo em algumas partes demolido a fortificação para a sua construção, tendo-se mantido em utilização até 1993, como edifícios residenciais de apoio ao Porto de Aveiro.

O presente programa pretende reabilitar  e qualificar todo o forte, incluindo o pátio e as salas dos baluartes. A intervenção requalifica os espaços interiores adaptando ao novo uso hoteleiro. A intervenção procurou ser o menos intrusiva possível para que prevaleçam as características formais, construtivas e espaciais do forte tendo como principio a recuperação da sua expressão original. A intervenção mais significativa será estabelecer a ligação ao edifício que albergará as 33 unidades de alojamento.

O novo projeto para este empreendimento hoteleiro nasce, assim, de um cuidado redobrado na articulação formal/arquitectónica entre as preexistências e as soluções apontadas pela contemporaneidade.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Hotel Forte da Barra

Localização
Ílhavo, Aveiro – Portugal

Arquitetos

MJARC – Arquitectos Associados

Estado
Licenciamento

Ano
2023

 

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE