O projeto de arquitetura do Hotel Minho é parte integrante de um processo muito mais abrangente de requalificação da unidade hoteleira onde da arquitetura se partiu para a criação de uma nova identidade visual para a unidade. Desse projeto arquitetónico nasceu um novo hotel, não só através do construído, mas também na forma como ele comunica nos seus vários meios físicos e digitais: no local, no desenho de interiores e de produto, na web, na sua identidade gráfica ou ainda na sua imagem corporativa.
Em todos esses meios o novo hotel afirma a sua contemporaneidade, a qualidade dos seus materiais, serviços e espaços. A arquitetura surge aqui como o projeto âncora de rebranding da marca Hotel Minho, fazendo cair o anterior nome – Hotel Turismo do Minho – introduzindo um novo programa na unidade, o spa, o espaço de eventos e as novas áreas sociais, investindo de forma evidente na sua nova arquitetura, no design de comunicação e nos espaços criados para o novo programa. O projeto de arquitetura não se limitou à coordenação das diversas especialidades tradicionais – as engenharias ou o projeto de interiorismo – mas também foi o coordenador das restantes equipas que lidaram com a sua nova identidade, em forte proximidade com o cliente e aproximando todos os pontos desta estratégia.
A solução espacial introduzida na arquitetura pretendeu a forte inserção entre a edificação preexistente e a nova ampliação, procurando diminuir ao máximo a dimensão urbana da nova construção. Não querendo aparecer de forma imediata para o exterior, o projeto assume-se fortemente introvertido, voltando-se para espaços interiores e exteriores controlados, com luz abundante e forte relação espacial.
Hotel MInho
Localização
Vila Nova de Cerveira, Minho
Arquitetura
Vírgula i
Arquitetura e interiorismo
JP Pereira
Equipa
Pedro Leite + Pedro Guedes + Teresa Aguiar
Projetos das especialidades
Termoprojecto – Engenharia e Projectos, Lda.
Obra construída
2009-2013
Sinalética e Identidade visual
R2 Design
Créditos fotográficos
Eva Sousa e Nelson Garrido
Créditos vídeo
Jonathon Griggs of House of Blah